Às vésperas do Salão do Automóvel de Munique, o Grupo Volkswagen e a Argo AI, especializada em automação veicular, deram mais detalhes sobre a parceria para melhorar a direção autônoma de veículos da Volks.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
O CEO do grupo alemão, Herbert Diess, e o fundador da Argo AI, Bryan Salensky, se reuniram antes do início oficial do IAA Mobility 2021, em Munique. Eles falaram sobre o projeto e sobre o modelo ID.Buzz, a nova Kombi, que promete ser parte importante da parceria.
As fotos apresentam o visual e as principais características da ID.Buzz, embora que grande parte do modelo esteja coberto por camuflagens e pelos aparelhos que captam as redondezas. Ainda são poucos os detalhes conhecidos pelo mercado, já que ela deve dar as caras nas lojas apenas a partir de 2023.
O evento serviu para que a VW e a Argo compartilhassem mais detalhes sobre o plano de desenvolvimento da tecnologia. Em um primeiro momento, o foco será nas áreas urbanas, já que uma das finalidades da ID.Buzz é ser utilizada para entregas.
Para dar prosseguimento ao projeto, a VW irá utilizar a tecnologia da Argo. A empresa norte-americana usa, em simbiose, módulos LIDAR, câmeras, sensores de radar e um computador dentro do veículo para mapear as redondezas e olhar até 400 metros à frente para evitar obstáculos.
Assim como a Tesla, o objetivo do Grupo Volkswagen é oferecer um sistema que tenha uma direção leve e que se aproxime de um motorista humano. Ao menos 33 países estão envolvidos com o projeto e focados no desenvolvimento do software.
Prever o comportamento de objetos, pedestres e até ciclistas não é tarefa fácil, ainda mais para uma máquina autônoma. O CEO da Argo AI disse que toda vez que o protótipo é testado eles descobrem novas situações nas quais o sistema ainda precisa aprender a reconhecer e saber como reagir.
Apesar da constante necessidade de evolução, Salensky afirma que, quando pronto, o software permitirá que o modelo rode sem GPS. Além disso, ele confirmou que o sistema pode se adaptar a novas infraestruturas no futuro, já que esse é um dos objetivos das marcas.
A Argo tem feito parcerias com várias empresas para desenvolver cada vez mais o seu sistema de direção autônoma. A intenção é que os diferentes projetos ofereçam uma vantagem competitiva contra rivais como a Cruise AV, MobilEye e a própria Tesla.
Ao longo do evento, Salensky afirmou que alguns protótipos da nova Kombi terão que começar a rodar pelas ruas para adquirir dados para serem analisados. Quanto maior a quilometragem, mais dados são captados e o sistema se torna mais completo.
Ainda não há data definida para que a ID.Buzz autônoma seja utilizada nas ruas, mas a VW planeja liberar uma frota para testes em Munique nos próximos meses. A meta principal é colocar estes veículos em teste a partir de 2025, a começar pela cidade de Hamburgo.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.