A Volkswagen anunciou o lançamento do Golf de produção mais potente da história. O feito cabe à edição Golf R 20 Years, que celebra o aniversário de duas décadas da divisão esportiva R, da fabricante alemã.
Assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90
O motor 2.0 turbo desenvolve 333 cv de potência, portanto, 13 cv a mais em relação a um Golf R convencional. O torque chega a 42,8 mkgf e é gerenciado por uma transmissão de dupla embreagem e sete velocidades.
A fabricante ainda não revelou dados de desempenho, mas a expectativa é de que o hot hatch baseado na oitava geração do Golf apresente números ainda mais expressivos do que a velocidade máxima de 270 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos da versão R comum.
De acordo com a publicação britânica Autocar, a edição especial terá a função “Emotional Start”, que vai jogar a rotação do motor EA888 para 2.500 rpm após a partida. Outros recursos aguardados são os modos de condução S e S+, com respostas mais imediatas da transmissão DSG por meio das aletas.
Uma modificação concreta está no escapamento de quatro ponteiras, que é assinado pela Akrapovic e é baseado em titânio. Ele acompanha outros apetrechos externos, como o logo “20” na coluna B e a iluminação de boas vindas com o emblema “20 R”.
A série será oferecida em apenas duas pinturas. A opção azul carrega revestimento em preto brilhante nos retrovisores e no conjunto de rodas Estoril de 19 polegadas. Já no Golf branco, os detalhes são em azul. Os pisantes são sempre da marca Michelin Pilot Sport Cup 2.
Na parte interna, o maior destaque está no acabamento em fibra de carbono no painel e nas portas. Há ainda o botão “R” no volante multifuncional, mas a VW não divulgou qual sua função.
As primeiras reservas para o Volkswagen Golf R 20 Years serão abertas em 2 de junho na Europa. A edição especial também foi confirmada para a Austrália.
Segundo o site australiano Drive, a Volks não definiu um número exato de unidades produzidas da série especial, mas cravou que a produção dela será limitada a um ano.
O primeiro Golf R, lançado em 2002, foi baseado no hatch de quarta geração. O Golf R Mk4 R32 tinha duas portas e um motor V6 de 241 cv de potência. A tração era integral, mesma configuração que vai acompanhar a edição de 20 anos.