A Volkswagen está expandindo a sua gama de carros elétricos e segue investindo muito para a descarbonização da empresa. Para fortalecer mais ainda o processo, a montadora apresentou seu mais novo modelo elétrico, o iD.7 Tourer.
Esse é a primeira perua elétrica a ser lançada pela empresa. Ela se junta à Golf Variant e à Passat Variant na gama de peruas da Volkswagen.
Modelo inédito, visual nem tanto
A Volkswagen tem uma padronização no design dos seus carros elétricos, então, o novo iD.7 Tourer não ficou fora disso.
A frente tem faróis afilados com uma barra de LED que atravessa o carro de um lado ao outro. Mas, por conta de sua silhueta, a carroceria do carro é mais musculosa e com mais curvas em comparação a outros modelos.
O perfil exibe as rodas de 19 polegadas diamantadas, saias e retrovisores em preto brilhante e poucas curvas.
Na parte de trás é onde mais mudanças ocorreram, mas isso se dá pela sua carroceria station wagon. As lanternas são conectadas com um design em LED diferente, iluminando até o emblema da empresa, como no modelo sedã. Há também um spoiler traseiro e um para-choque em preto brilhante.
A cabine é bem generosa, com design minimalista mas com muita tecnologia. Há uma grande tela de infoentretenimento com 15 polegadas sensível ao toque, painel de instrumentos digital e mais um head-up display.
Motorização e autonomia
A perua elétrica da Volkswagen terá duas versões disponíveis. O primeiro é o iD.7 Tourer Pro, que tem uma bateria de 77 kWh e motor elétrico que gera até 285 cv e 55,5 kgfm com tração é traseira. A autonomia ainda não foi divulgada pela VW, mas seu carregamento vai de 0 a 80% em cerca de 28 min.
A segunda versão é o iD.7 Tourer Pro S, tem os mesmos dados técnicos, mesma potência, torque e tração traseira. A novidade fica para a bateria de 86 kWh, com autonomia de 685 km e carregamento mais rápido que o da versão de bateria menor, mas o tempo ainda não foi divulgado.
Novidades tecnológicas
Alguns novos recursos estão embarcados na perua elétrica da VW. O primeiro é o assistente de voz IDA, que auxilia o motorista com a previsão do tempo, status de voos programados, placar de jogos de futebol, etc. Graças a interação da Wikipédia e do ChatGTP, também é possível fazer perguntas de assuntos variados.
Outro novo recurso é o aplicativo Wellnes In-Car como opcional, que permite ajustar iluminação ambiente, som, ar-condicionado, dentre outros elementos. Os valores e data de estreia ainda não foram divulgados pela VW.