VW ID.GTI é esportivo elétrico totalmente inspirado na história do Golf
A linha GTI seguirá presente nos elétricos da Volkswagen, e agora a alemã deu maiores detalhes de como essa transição acontecerá
Se tem uma coisa que a Volkswagen não vai abrir mão é da sua linha GTI. A linha de esportivos da marca está passando por modificações para se adaptar aos tempos modernos. A primeira delas é a perda do câmbio manual, no caso do Golf GTI, e o próximo passo será a eletrificação, mas sem perder o charme.
A VW prometeu há um tempo que manterá a sigla para os seus elétricos e agora nos dá o gostinho de como será o primeiro GTI dessa nova era. A montadora apresentou durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, o conceito ID.GTI, a versão esportiva da família de elétricos ID. e que marca a mudança do “I“, de injeção, para inteligência.
Pelas imagens divulgadas, o ID.GTI é, basicamente, a versão esportiva de outro conceito, o ID.2All, apresentado em março deste ano. O ID.2 chamou muita atenção, principalmente, por ter uma inspiração grande no Golf e pelo anúncio de que ele será o primeiro carro elétrico da Volkswagen que custará em torno de 25.000 euros, equivalente a R$ 132.800.
Mas isso não é mera coincidência. Andreas Mindt, chefe de design do ID.2, revelou que já pensava no GTI quando projetou o primeiro conceito. Além dos clássicos logos na grade falsa — que nesse caso é fechada e com uma barra luminosa — portas, rodas e no porta-malas, o protótipo esportivo também recebe saias laterais, aerofólio traseiro, difusor maior no para-choque traseiro e uma seção vazada no dianteiro.
A VW conta que alguns detalhes estéticos foram escolhidos especialmente para se remeter aos GTI clássicos. Um exemplo é a cor preta dos difusores — um detalhe que vem do primeiro Golf — enquanto as rodas de 20 polegadas trazem inspiração dos Golf e Scirocco de décadas atrás.
Por dentro, é mais difícil detalhar o carro. As imagens ainda são bem virtuais mas, exceto pelo banco esportivo, todo o resto se assemelha aos modelos ID. que já vimos. O volante, por exemplo, tem os mesmos comandos do ID.2All e do já lançado ID.5, mas há base achatada para condizer melhor com a vocação esportiva.
No para-brisa ainda há a reprodução de imagens como tempo de voltas e um mapa de um circuito. Não se iluda com isso, pois pode ser apenas um exagero estético, comum em conceitos. Mas espere ver algo semelhante na central multimídia ou em um head-up display acima do painel.
Já os assentos esportivos têm o novo tecido Jack-e, uma homenagem ao Jacky do Golf GTI VI. Eles repetem a clássica estampa xadrez e trazem no encosto um sensor de batimentos cardíacos, que pulsa com um led vermelho quando o veículo está travado, avisando ao condutor que ele está seguro.
Outro detalhe é que o console central traz apenas um seletor giratório, chamado de GTI Experience Control, que assim como no ID.2, servirá para modificar modos de condução e até escolher o tema do quadro de instrumentos de 10,9″ e da central multimídia de 12,9″, simulando designs clássicos como dos primeiros Golf. Se clicar no botão GTI no volante, todas as luzes ambientes e detalhes luminosos do carro mudam para a cor vermelha, trazendo uma experiência imersiva.
Mas não só os painéis terão o design vintage: o GTI elétrico também copiará seus antepassados no comportamento. Usando o botão giratório, o motorista poderá simular o direção, som e o motor de clássicos do passado como o primeiro Golf GTI de 1976 ou o modelo de 1986 que tinha o famoso motor de 16 válvulas.
A única coisa certa que podemos garantir sem mesmo ter detalhes revelados é que o ID.GTI será rápido. Como se baseia no ID.2All é de se esperar que o esportivo supere a sua marca de 0 a 100 km/h em 7 s anunciada pela VW.
Quanto à motorização, é certo que ele também terá mais que os 231 cv do ID.2 com apenas um motor dianteiro. Um detalhe interessante é que o conceito elétrico usa o mesmo sistema de controle de tração e bloqueio de diferencial do Golf GTI atual, chamado de Vehicle Dynamics Manager.
Uma versão com dois motores pode ser mais improvável, já que a plataforma do ID.2 foi pensada apenas para essa configuração. Desse modo o hatch consegue ter um espaço um bom espaço interno, mesmo com dimensões compactas. O GTI conceito tem 4,10 m de comprimento e distância entre eixos de 2,6 m, oferecendo um espaço interno tão grande quanto o do Golf e um bom porta-malas de 490 l, segundo a montadora.
O ID.GTI deverá chegar depois do ID.2, que está previsto para 2025. A versão também deve custar bem mais do que os 25.000 euros prometidos ao carro-base. Embora eles tenham muitas semelhanças, ambos os conceitos não serão substitutos do Golf, que se tornará elétrico em 2028, posicionando-se entre o ID.2 e o ID.3