VW Kombi, Brasília, SP2 e até Gurgel roubam cena em evento na Alemanha
Clássicos brasileiros ficam expostos na 14ª edição do Schloss Dyck Classic Days, em Jüngen, na Alemanha, e encantam os visitantes do evento
![Classicos brasileiros Alemanha](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/08/24801eec-6e9e-4a51-9978-7c0a2a4e56ed-e1565105252840.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Carros brasileiros que fizeram história em nossas ruas no passado marcaram a 14ª edição do Schloss Dyck Classic Days, uma exposição anual de clássicos que acontece na cidade de Jüngen, Alemanha.
De verde e amarelo, a exposição “Feito no Brasil – Born local” contou com as presenças ilustres de SP2 (1976), Kombi Last Edition (2013), Brasília (1980), todos da Volkswagen, e do brasileiríssimo Gurgel X-12 (1978).
Quem esteve no evento relata que o espaço destinado aos clássicos nacionais chamou mais atenção do que as lendas das marcas europeias: Porsche, Audi, Bentley e Bugatti.
![VW Kombi – clássicos brasileiros na Alemanha](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/08/0090529e-70f5-43dd-bfcc-523fc33c0cdb-e1565111871289.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O motivo para tanto sucesso? Boa parte do público do evento jamais havia visto esses modelos de perto, embora todos pertençam ao museu de ZeitHaus, o mais visitado da Alemanha.
A última edição da Kombi, feita em 2013, atraiu os espectadores com seu motor refrigerado a água, já que a T2 Bus (primeira geração da Kombi alemã) parou de ser fabricada em 1979 na Europa.
![VW Brasília Alemanha](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/08/vw-brasc3adlia-alemanha.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Enquanto isso, as curvas do SP2 também cativaram o público, assim como aconteceu em seu lançamento aqui no Brasil na década de 1970. E olha que o esportivo sequer foi comercializado na Alemanha.
Além da Kombi, do SP2 e também da Brasília, outro ícone nacional foi exposto: o Gurgel X-12.
Embora tenha mecânica Volkswagen, o Gurgel tem produção 100% nacional. O jipe compacto da marca foi o que teve maior sucesso entre todos os outros fabricados, sendo produzido por 20 anos.
![Clássicos brasileiros Alemanha](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/08/b3d0ef0d-d172-46b4-8dcf-9ef2745f4330.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
De acordo com Roland Clement, CEO da Autostadt, cidade do Automóvel do Grupo Volkswagen, em Wolfsburg (também na Alemanha), essa foi uma forma de homenagear a fábrica da VW de São Bernardo do Campo (SP), que completa 60 anos em 2019.
“Essa é uma excelente oportunidade para mostrarmos aos visitantes do Classic Days modelos exclusivos feitos somente no Brasil. São veículos especialmente selecionados do nosso museu”, disse o CEO.
A exposição dos veículos está confirmada para outros importantes grande eventos automobilísticos europeus:
- Sachseb Classic (Leipzig e Dresden): entre 22 e 24 de agosto;
- Rali Hamburgo-Berlim: entre 29 e 31 de agosto.