Velha VW Kombi teve até versão elétrica, com bateria de quase 1 tonelada
Muito antes da corrida pelos elétricos do século 21, clássica minivan teve sua versão elétrica de apenas 22 cv e que sequer chegava a 100 km/h
![Kombi elétrica 1](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/kombi-elc3a9trica-1-e1582327810670.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Volkswagen faz questão de dizer que está entrando em uma nova era com a família de carros elétricos lançada na Europa no ano passado com o hatch ID.3, mas pouca gente sabe que vem de longe a história da marca com veículos movidos a eletricidade.
E o primeiro modelo elétrico foi justamente a veterana Kombi, usada como experimento de uma divisão criada na matriz em Wolfsburg, na Alemanha, na década de 1970.
![Kombi elétrica 4](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/kombi-elc3a9trica-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em 1972, um protótipo baseado na segunda geração da Kombi (chamada de T2 na Europa e EUA) foi apresentado como alternativa aos veículos comerciais movidos a combustão.
Pouco depois, a Volkswagen produziu uma pequena frota experimental do modelo nas configurações de carga e passageiros.
![Kombi elétrica 7](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/kombi-elc3a9trica-7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A prefeitura de Berlim adquiriu sete unidades, incluindo o exemplar das fotos, feito em 1972 e licenciado somente em abril de 1978 para ser usado pelo Departamento de Água e Esgoto da capital alemã.
Devido à enorme bateria de 880 quilos e 21.1 kWh de capacidade, a Kombi elétrica pesa impressionantes 2.170 kg – quase uma tonelada a mais que um modelo convencional a combustão. A autonomia era de 85 quilômetros.
![Kombi elétrica 2](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/kombi-elc3a9trica-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Um motor elétrico Bosch instalado no lugar do boxer (cilindros opostos) movido a gasolina entregava constantes 22 cv, mas podia gerar um pico de 44 cv de potência e 16 kgfm de torque.
Números suficientes para atingir velocidade máxima de 75 km/h.
![Kombi elétrica 6](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/kombi-elc3a9trica-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na época, a bateria tinha de ser retirada do veículo para ser recarregada em uma estação da empresa produtora e fornecedora de energia RWE. A operação levava cinco minutos.
Mas também era possível recarregar a bateria por meio de um conector localizado na traseira. Apesar de ser um veículo elétrico antigo, a Kombi já contava com um sistema regenerativo, que recupera parte da energia nas frenagens.
O modelo será uma das atrações da Volkswagen na Techno Classica 2020, um evento de veículos antigos que será realizado entre os dias 25 e 29 de março em Essen, na Alemanha.