VW Polo Track se iguala aos completos e tem três estrelas no Latin NCAP
Latin NCAP realizou testes de segurança com o Polo de entrada para confirmar desempenho praticamente idêntico entre as versões do hatch
Depois de testar a nova geração do Volkswagen Polo, o Latin NCAP agora pôs à prova a segurança da versão de entrada, o Polo Track, única produzida em Taubaté (SP). No configurador encontrado no site da marca, é como se ambos fossem veículos diferentes, mas a realidade é que a versão de entrada é apenas menos equipada que as demais e o teste prova isso.
Assim como o Volkswagen Polo testado em dezembro de 2022, o Polo Track recebeu as mesmas três estrelas de nota. Inclusive, recebendo os mesmos 73% de proteção para ocupantes adultos, 71% para crianças, 51% para pedestres e 58% em assistência à segurança. Três estrelas é o melhor resultado entre os carros compactos vendidos hoje no Brasil, desde a última atualização nos testes do Latin NCAP. Não há mais, por enquanto, nenhum carro cinco estrelas nesse segmento.
A versão de entrada foi submetida aos testes de em impacto frontal, impacto lateral de poste, Controle Eletrônico de Estabilidade, teste do alce (moose test) e proteção de pedestres.
Embora a nota seja mediana, os resultados nos testes de colisões não foram ruins. O Polo Track teve proteção considerada boa para o passageiro e motorista no teste de colisão frontal. A exceção foi a região da canela do motorista, que teve proteção adequada. Resultados idênticos ao teste anterior.
Na verdade, os testes foram praticamente idênticos. Ambos tiveram boa proteção no teste de chicote, e notas boas no impacto lateral para todas as partes do corpo, exceto o tórax, que foi adequado. A única diferença foi encontrada no teste de impacto em poste, onde a proteção do tórax foi considerada marginal, enquanto no teste de dezembro foi adequada. Nesse mesmo teste, as regiões da cabeça e pélvis tiveram boa proteção, enquanto o abdômen foi adequada.
No teste com passageiro infantil, o Polo Track oferece proteção total para crianças de até um ano em impacto lateral e frontal. Já com o Dummy de três anos, a proteção foi boa. Porém, alguns SRIs (cadeirinhas usadas por crianças maiores de 10 anos) não passaram no teste, assim como aconteceu com o Novo Polo. Entre as cadeirinhas, todas ofereceram proteção total.
Foi no teste de pedestre que o Polo começou a perder pontos e o mesmo vale para a versão Track. Embora a proteção para perna tenha recebido nota máxima e marginal ou boa nas demais áreas, a falta de equipamentos ADAS, como frenagem autônoma de emergência, impossibilita que o hatch obtenha nota máxima na avaliação.
O mesmo motivo serve para explicar os 58% na nota de assistência à segurança. O pé-de-boi traz apenas os controles de estabilidade e tração e o alerta de cinto de segurança. Porém, fica devendo itens importantes para a segurança veicular como alerta de ponto cego, sistemas de detecção e manutenção de faixa e airbags de cortina e joelho.