VW Tiguan ganha cara de Golf e 320 cv, mas é menos conectado que o Nivus
Facelift do SUV médio também inclui faróis com leds matriciais e desenho à la Golf, grade estilo T-Cross e inéditas versões híbrida e esportiva
![Volkswagen Tiguan R 2021 (2)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Volkswagen-Tiguan-R-2021-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Volkswagen apresenta na noite desta terça-feira (30) a reestilização de meia-vida para atual geração do Tiguan.
Por enquanto, o SUV médio renovado apareceu apenas na configuração mais curta, com 2,68 m de entre-eixos, conforme é vendido na Europa.
Em breve, a variante Allspace, vendida nos EUA e que também é importada ao Brasil, do México, com 2,79 m nessa mesma dimensão e capacidade para até sete passageiros, deve receber atualizações semelhantes.
![Volkswagen Tiguan R-Line 2021 (3)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Volkswagen-Tiguan-R-Line-2021-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Confirmando flagras dos últimos meses, o novo Tiguan ganhará uma dianteira com faróis inspirados no Golf 8 (com leds matriciais nas versões de topo) e grade cujo desenho remete aos nossos T-Cross e Nivus.
![Volkswagen Tiguan R-Line 2021 (2)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Volkswagen-Tiguan-R-Line-2021-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A traseira mudou pouco, mas recebeu guias de led nas lanternas e novo desenho para a base do para-choque, incluindo duas falsas saídas de escape.
![Volkswagen Tiguan e Hybrid 2021 (3)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Volkswagen-Tiguan-e-Hibrid-2021-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por dentro, destaque para o volante e a central multimídia MIB 3, ambas vindas do Golf, com comando de voz inteligente, tela de alta resolução de 8 ou 9,2 polegadas, projeção sem fio de celulares Apple e internet a bordo.
![Volkswagen Tiguan R-Line 2021 (1)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Volkswagen-Tiguan-R-Line-2021-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Porém, no comparativo com o nosso VW Nivus, o sistema parece até sair perdendo: além da tela menor (o VW Play possui 10,1 polegadas), o sistema MIB 3 não possui uma central de aplicativos, enquanto o Nivus promete permitir até que se peça comida pelo carro via iFood.
Aliás, o quadro de instrumentos 100% digital do novo Tiguan passa longe de surpreender donos de Polo e T-Cross Highline nacionais.
![Volkswagen Tiguan e Hybrid 2021 (1)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Volkswagen-Tiguan-e-Hibrid-2021-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas o novo Tiguan tem seus atributos de destaque, como o ar-condicionado operável em telas táteis de LCD, a projeção luminosa do nome do modelo ao abrir as portas dianteiras, o teto solar panorâmico e a iluminação ambiente colorida no painel e nas portas.
Nas versões de topo, terá leds matriciais com 24 pontos e assistente inteligente, capaz de ajustar automaticamente a altura e a intensidade dos fachos de luz.
![Volkswagen Tiguan R-Line 2021 (4)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Volkswagen-Tiguan-R-Line-2021-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
E, como opcional, trará um pacote de assistências semiautônomas com piloto automático adaptativo que identifica mudanças de relevo e funciona sem as mãos do motorista ou necessidade de se acionar freios ou acelerador.
Este sistema integra, como já seria de se esperar, frenagens automáticas anticolisão e auxílio à permanência em faixa. Algumas de suas funções são capazes de operar a velocidades até 210 km/h.
![Volkswagen Tiguan e Hybrid 2021 (2)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Volkswagen-Tiguan-e-Hibrid-2021-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Outra novidade está na chegada de uma versão híbrida plug-in, a primeira a compor a gama do SUV.
Chamada de eHybrid, ela está no plano de eletrificação da VW para o Brasil até 2023, conforme revelado exclusivamente por QUATRO RODAS no ano passado.
![Volkswagen Tiguan e Hybrid 2021 (4)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Volkswagen-Tiguan-e-Hibrid-2021-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Seu conjunto motriz é o mesmo do novo Golf GTE e inclui um propulsor 1.4 TSI a gasolina de 150 cv auxiliado por outro elétrico de 115 cv. A potência combinada é de 245 cv.
A bateria, de 13 kWh, permite uma autonomia de até 50 km (ciclo WLTP) em modo 100% elétrico. Tal versão ainda inclui os modos de condução Hybrid (focado em eficiência) e GTE, que aflora seu caráter mais esportivo.
![Volkswagen Tiguan e Hybrid 2021 (5)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Volkswagen-Tiguan-e-Hibrid-2021-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Falando em esportivo, o facelift do Tiguan também marca a estreia da versão R, usando o mesmo propulsor 2.0 quatro-cilindros TSI do Golf R, porém preparado para chegar a 320 cv.
Tal configuração conta com tração integral dotada de diferencial central para distribuição e vetorização eletrônicas de torque. Em modo Race, acionado por um botão “R” no painel, o controle de tração fica totalmente desligado.
![Volkswagen Tiguan R 2021 (3)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Volkswagen-Tiguan-R-2021-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nesta versão, o Tiguan também conta com controle dinâmico de chassi, suspensões 1 cm mais baixas, rodas aro 21 (nas demais versões, vão de 17 a 20 polegadas), logotipo R na grade e escapamento esportivo Akrapovic (opcional).
![Volkswagen Tiguan R 2021 (4)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Volkswagen-Tiguan-R-2021-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por dentro, traz borboletas esportivas para troca de marchas, volante e telas digitais do painel estilizados, acabamento imitando fibra de carbono e pedais com metal escovado.
Até a iluminação de boas vindas das portas ganha a letra R para deixar bem claro ao dono em qual versão ele está entrando.
![Volkswagen Tiguan R 2021 (1)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Volkswagen-Tiguan-R-2021-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Já as opções convencionais do novo Tiguan devem seguir usando motores 1.5 ou 2.0 TSI, além de versões TDI (turbodiesel). A chegada do SUV renovado aos mercados europeus está prevista para setembro deste ano.
No Brasil, o novo Tiguan Allspace não aparecerá antes de 2021, mas podemos esperar também pela chegada da variante híbrida. Ainda não está certo se teremos por aqui o vindouro Tiguan Coupé.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.