VW Up TSI por R$ 85.000? Preço do compacto dispara após sair de linha
Quem comprou as últimas unidades da linha 2021 valoriza o que tem em até 35% e puxa para cima o preço de carros de outros anos
Enquanto os carros novos ficaram bem mais caros, o preço de tabela dos carros usados acompanhou o movimento e disparou no primeiro semestre. Mas o Volkswagen Up! TSI vem enfrentando uma valorização anormal desde que saiu de linha, no início de abril.
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Única versão que teve linha 2021 (que esteve à venda por apenas três meses), o Up! Xtreme 170 TSI saiu de linha custando R$ 61.290. Quem conseguiu comprar as últimas unidades agora chega a pedir quase R$ 86.000 pelo compacto, mesmo que na tabela seu preço tenha aumentado para R$ 63.540, de acordo com a Fipe. Na KBB, o preço de venda particular é de R$ 59.115.
O valor recorde é de R$ 85.800 pedidos por uma loja de Goiânia (GO) em um Up TSI Xtreme com 3.500 km rodados. É um valor 35% maior que o da Fipe. A mesma loja tem outro exemplar fabricado em 2020 e com 9.000 km, anunciado por R$ 79.990.
Com o perdão do trocadilho, não são casos tão extremos. Há um bom número de Up! TSI 2021 anunciados com preço ao redor dos R$ 80.000 seja em plataformas de vendas ou em grupos de proprietários no Facebook. Inclusive, ainda resta uma unidade zero-km anunciada na Webmotors, e até custa menos: R$ 77.990.
A maioria dos Up! TSI 2021, porém, têm preços na faixa dos R$ 75.000, seja na Webmotors ou na OLX. O valor só abaixa para algo ao redor dos R$ 70.000 para unidades 2020/2021. As unidades 2019/2020 (não houve produção dos 2020/2020), por sua vez, são anunciados com preços ao redor dos R$ 68.000. Se for o Up! TSI Connect, o preço médio abaixa para R$ 66.000. Difícil é saber se realmente vendem com esses preços.
O que explica os preços do Up! TSI?
Para alguns anunciantes procurados, a justificativa para o preço elevado está no fato de serem os Up! mais novos do Brasil. Particulares ainda apontam a instalação de acessórios (de manta no capô a engate) e o IPVA pago, enquanto lojistas se justificam pela baixa quilometragem (natural em carros tão novos) e na necessidade de pagar impostos e encargos na venda.
O Up! TSI foi quase uma experiência que deu “errado”. Nasceu quase que como um laboratório para tecnologias como turbo e injeção direta em carros compactos e logo no lançamento se tornou o carro flex mais econômico do Brasil em 2015.
O efeito colateral foi o bom desempenho: os 105 cv e 16,8 kgfm do motor 1.0 TSI sobravam no compacto com menos de 1.000 kg, que era ágil como um pequeno esportivo mesmo com o câmbio de cinco marchas com relações bem longas. E sempre gastando pouco.
Após um início de comercialização complicado por conta de sua proposta e tamanho, o Volkswagen Up! ganhou popularidade com o motor TSI. Conquistou fãs e recebeu atenção de customizadores e preparadores, que conseguem tirar mais potência do três-cilindros turbo – o que a própria VW fez depois com Golf (120 cv) e Polo (128 cv).
A reestilização lançada em 2017 ainda garantiu ao Up equipamentos que não tinha antes, como volante com comandos do som, iluminação ambiente interna, suporte para smartphones no painel e rádio com uma telinha colorida, além do novo quadro de instrumentos.
Mas a linha acabou ficando cada vez mais enxuta. As muitas versões com o motor 1.0 aspirado de 84 cv foram resumidas a uma só, Up MPI, que saiu de linha em 2019. Ao mesmo tempo, restaram duas versões TSI: a Connect, com visual normal, e a Xtreme, que combinava elementos da série especial Pepper e do antigo Cross Up!. O Connect acabou na linha 2020.
O Volkswagen Up! 2021 foi lançado em dezembro de 2021, só na versão Xtreme e com a particularidade de ser o único Up! homologado para quatro pessoas: no assento central traseiro vai estampado um aviso de que é proibido levar alguém ali, por não ter encosto de cabeça ou cinto de três pontos. No início de abril a VW anunciou o fim da produção do Up.
Será que é por isso que os últimos Volkswagen Up! do Brasil estão tão caros?