Já dizia o ditado popular: “rebaixar é arte, raspar faz parte”. Não sei como dizer isso em italiano, mas o pessoal do canal Carmaghedon, com certeza, adotariam a frase como lema de vida. Afinal, eles são os responsáveis por criar o provável carro mais baixo do mundo.
A “arte” teve como peça principal um Fiat Panda de primeira geração, modelo que inspirou o visual do nosso Uno. Para deixar o compacto a apenas 2,5 cm do chão, os italianos cortaram o carro pela metade, sobrando apenas do capô para cima.
Nem mesmo as rodas restaram e toda uma nova estrutura teve que ser montada para acomodar o trem de força. Basicamente, o Panda virou uma espécie de rolimã coberto, com três rodas pequenas, uma estrutura de madeira que serve como base e um motor pequeno de dois tempos.
Também não há volante nem pedais. O motorista guia o carro com um tipo de guidão de moto adaptado. Outro detalhe é que o motorista não enxerga o que está à sua frente, por isso, os youtubers instalaram uma câmera GoPro no teto do carro e as imagens do exterior são transmitidas para um celular com 1 segundo de atraso.
Claro que conforto não existe nesse Panda. Para entrar, o motorista tem que se encaixar e passar pelo porta-malas, ou o que restou dele. Lá dentro é impossível para um adulto ficar sentado, então, é preciso ficar deitado e encolhido para dirigir o carro. No caso de pessoas mais altas, como parece no vídeo, é necessário deixar a porta aberta.
No vídeo, é possível ver que o projeto é funcional e o Panda rebaixado consegue se locomover por aí. Mas o melhor mesmo é a sua aparência, que chama atenção dos que o vêem na rua. O compacto parece que está enterrado no chão, ou então, está “bugado” como acontece nos jogos de videogame.