O Zeekr 001 parece não ter se cansado de quebrar recordes. Depois de se tornar o carro elétrico a fazer drift em maior velocidade, agora, o SUV chinês é o carro elétrico de produção com maior autonomia do mundo.
Para sua nova geração, o SUV da submarca de luxo da Geely ganhou uma versão limitada com aproximadamente 1.032 km de autonomia, segundo o ciclo CLTC (chinês). Serão apenas 1.000 unidades fabricadas com o pacote de baterias Kirin de 140 kWh, que proporcionam o alcance de dar inveja a outros elétricos.
Essa opção estará disponível apenas para os modelos de motor único e tração traseira, que tem 272 cv. Há também a opção de dois motores – essa que foi responsável pelo primeiro recorde do 001 – de 544 cv e tempo de 0 a 100 km/h de 3,8 s.
Além disso, o 001 tem outros dois pacotes de baterias, de 86 kWh ou 100 kWh, que oferecem alcance de 546 e 741 km, respectivamente. Todas as motorizações e os pacotes de bateria, exceto pelo de 140 kWh, são os mesmos que já equipavam o carro nas versões passadas.
Exceto pela “super bateria” o SUV não trouxe grandes inovações. Mas não é para menos, afinal, ele foi lançado em abril de 2021. Logo, tanto o exterior quanto interior permanecem com estilo inalterado, incluindo os faróis à la Porsche 911.
Por dentro, ele traz telas de 14,7’’, para a central multimídia, e de 8,8’’ para o quadro de instrumentos digital. Quem viaja atrás tem acesso a uma tela própria de 5,7’’. Já o sistema de som é da Yamaha.
Para o conforto, o 001 traz acabamento em couro Nappa e ar-condicionado de três zonas. Ele também tem iluminação ambiente, bancos dianteiros com aquecimento e função de massagem e sistema de suspensão de a ar adaptativa.
Para alterar um pouco a aparência, a Geely preparou também um pacote esportivo, que adiciona pinças de seis pistões da Brembo, rodas de liga leve forjada de 22’’ e acabamento em Alcantara, substituindo o couro Nappa.
No mercado chinês, o Zeekr 001 terá preços entre 300.000 e 386.000 yuans, ou R$ 237.000 e R$ 305.000 em conversão direta, e será entregue a partir do segundo semestre deste ano. A Europa também deve receber o modelo, que tem lançamento anunciado para um “futuro breve”, sem versões ou datas definidas.