Responda rápido: entre um Chevrolet Corsa e uma Ferrari 488 Pista, quem venceria uma prova de arrancada? E se o Corsa em questão tiver mais de 1.000 cv e dois motores?
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
São vários aspectos bizarros, mas vale apreciá-los pouco a pouco antes do derradeiro resultado do teste em questão, feito pelo canal britânico Driven.
O Chevrolet Corsa utilizado é uma criação do mecânico inglês Adam Beard, que comprou o modelo, vendido na Inglaterra pela Vauxhall, há dez anos, por cerca de R$ 1.300 na cotação da época.
Autodidata, Beard afirma que desenvolveu todos os mecanismos do carro por conta própria, enquanto pagava suas contas trabalhando como limpador de vidraças.
A ideia de instalar dois motores veio por comodidade, já que é possível desconectá-los e alternar a tração do modelo, que pode ser dianteira, traseira ou integral. Ao mesmo tempo, graças aos dois motores 2.0 DOHC da Vauxall, com 608 cv cada um, o Corsa pôde fazer frente a modelos muito mais caros, como a Ferrari da vez.
Ao todo, o Corsinha entrega 1.216 cv e 132 kgfm, transmitidos por câmbio de seis velocidades instalado pelo próprio dono, que gastou cerca de R$ 360.000 para prepará-lo ao longo dos anos. Como não tinha dinheiro para mais do que isso, explica o projetista, todo o trabalho foi feito por suas próprias mãos.
A Ferrari 488 Pista, do outro lado, oferece todo o glamour da marca além de 710 cv garantidos pelo pelo motor 3.8 V8 biturbo, com sete marchas e embreagem dupla.
No quarto-de-milha o embate foi acirrado e, apesar de largar com ampla vantagem, o Corsa foi alcançado pelo superesportivo italiano, que percorreu os 400 metros em 11s, contra 11,9s do concorrente.
Para compensar a ausência de auxílios e preparo mecânico de rodas e pneus, por exemplo, fez-se também uma largada lançada, a 64 km/h. Atrevido, o Corsinha empatou o jogo, abrindo 0,3s de vantagem e cravando 7,2s nos 400 metros.
Ainda houve um “desempate” via teste do alce, mas o dia já estava feito e Beard, orgulhoso da “cria”. Confira o vídeo:
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital