Ferrari é sinônimo de luxo, velocidade e um belo design. Isso é o mínimo que qualquer pessoa espera de seus veículos. Porém seria possível a marca repetir os mesmos resultados trabalhando em um barco?
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A resposta é o Riva Ferrari 32, um modelo de iate produzido pela marca em 1990. Claro, que ela não trabalhou sozinha e teve ajuda da também italiana, Riva, uma das mais importantes construtoras de embarcações luxuosas do mundo.
O projeto foi idealizado pelo próprio Enzo Ferrari, junto de Givo Gervasoni, presidente da Riva naquela época. A proposta que os dois bolaram era bem simples: transformar superesportivo de 395 cv, Ferrari Testarossa, em um barco de luxo.
Embora as duas empresas fossem italianas e referências em seus ramos, elas nunca haviam colaborado antes. Logo, o Riva Ferrari 32 deveria ser uma obra prima. Para isso, as equipes de design e engenheiros trabalharam usando design assistido por computador, para unir as principais características de ambas as marcas.
O design geral, claro, veio da Riva. Do Testarossa, os engenheiros fizeram questão de reproduzir as entradas de ar do esportivo na lateral do casco. Mesmo sem equipar o veículo da Ferrari, os designers decidiram incluir um aerofólio, para que o barco tivesse mais características de um carro esportivo. A cor escolhida, claro, foi o tradicional vermelho ‘Rossa Corsa’ da Ferrari.
A motorização também tinha que fazer jus ao nome das duas marcas. Nada melhor então, que um par de motores V8 BPM Volcano 400 de 395 cv cada. Com essa mecânica, o barco conseguia alcançar os 100 km/h, ou 54 nós náuticos, para ser mais exato.
Design e velocidade já foram, agora falta o luxo e as empresas não pouparam nesse quesito. O Riva Ferrari 32 tinha uma cama de casal bem grande, logo abaixo do convés. Seu estofado era todo feito em pelúcia e veludo. A parte interna também tinha um banheiro marítimo e um espaço modesto para guardar as coisas.
Do lado de fora, o barco tinha um par de assentos confortáveis na cabine de condução. Havia também um banco, grande o suficiente para acomodar mais três convidados. Bandejas de fibra de vidro moldadas e dobráveis estavam disponíveis para servir as bebidas.
O sistema de som ficou a cargo da Clarion, que preparou o que tinha de mais moderno na época. O conjunto incluía alto-falantes Polyplaners de 80W, rádio AM e FM, além de um CD player. Talvez você sinta falta de uma conectividade Bluetooth, mas lembrando que estamos falando de um barco de 1990.
Ao todo, 40 iates foram construídos e a unidade de número 28 será leiloada no fim deste mês no leilão ‘The Rey Collection’ da RM RM Sotheby’s, uma importante casa de leilões automotiva. O evento acontecerá em Fort Lauderdale, no estado americano da Flórida.
A melhor parte é que o comprador vai levar um barco em boas condições. Isso porque o motor recebeu um serviço completo para ficar como novo e só para reformar os interiores foram gastos mais de U$ 100.000, equivalente a mais de R$ 500.000 em conversão direta.