1º TOYOTA: 96,1
Mesmo sem satisfazer plenamente as expectativas de seus clientes, a Toyota foi a que mais se aproximou desse objetivo. Ela conseguiu as melhores notas do grupo em cinco dos oito aspectos analisados pela pesquisa. E mesmo nos três restantes, em que não foi a melhor, ela ficou acima da média do mercado.
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Ela venceu em pontualidade (99,6), prazo de realização do serviço (98,9), qualidade de atendimento (97,2), transparência no relacionamento (95,6) e qualidade dos trabalhos executados (95,0).
Em disponibilidade de peças (96,2), ela perdeu para a Honda (96,5), enquanto a média do mercado foi de 92,9. Na relação custo/benefício na rede de assistência técnica, a Toyota (94,2) ficou atrás da Hyundai (95,1), sendo 88,9 a média do mercado. E, em custo de mão de obra, a Toyota ficou com 87,6, ante 88,8 da Hyundai e 84,6 de média do mercado.
2º HYUNDAI: 95
Obteve duas notas acima das marcas rivais (relação custo/benefício, 95,1, e mão de obra, 88,8) e ficou acima da média do mercado nos demais aspectos.
3º HONDA: 94,6
Conseguiu a maior nota do mercado no que diz respeito à disponibilidade de peças (96,5) e ficou acima da média nos demais atributos contemplados na pesquisa.
4º CHEVROLET: 93,4
Superou a média em seis dos oito itens. Mas deixou a desejar nos outros dois: qualidade de atendimento (93,5) e disponibilidade de peças (91,7).
5º NISSAN: 93,3
Ficou acima da média das marcas em três itens. Nos demais ficou empatada ou tecnicamente empatada com o mercado (com variações de +/- 0,1).
6º JEEP: 92,4
Se manteve acima da média em cinco itens, mas ficou devendo em três: disponibilidade de peças (90,5), custo/benefício (86,9) e preço dos serviços (79,8).
7º FORD: 91,3
Terminou abaixo da média de mercado em todos os atributos analisados, obtendo o pior resultado da pesquisa no quesito relação custo/benefício (88,5).
8º VOLKSWAGEN: 91,1
Superou a média em peças (94,1). Nos demais ficou abaixo, tendo as piores notas em atendimento (91,5), transparência (89,1) e qualidade dos trabalhos (88,9).
9º RENAULT: 90,2
Ficou sempre abaixo da média das marcas, obtendo as duas piores notas do mercado em prazo de realização do serviço (92,6) e disponibilidade de peças (88,5).
10º FIAT: 88,8
Abaixo da média em todos os atributos contemplados, ficou com as notas mais baixas do mercado em pontualidade (93,5) e preço dos serviços (78,0) .
Critérios de avaliação:
- • Disponibilidade de peças
- • Prazo de realização dos serviços
- • Preço de mão de obra
- • Qualidade de atendimento
- • Pontualidade
- • Transparência
- • Relação custo/benefício na rede
- • Qualidade do trabalho executado
Média geral das marcas por critério:
- Disponibilidade de peças: 92,9
- Prazo de realização dos serviços: 96,0
- Preço de mão de obra: 84,6
- Qualidade de atendimento: 94,0
- Pontualidade: 96,7
- Transparência: 92,1
- Relação custo/benefício na rede: 89,9
- Qualidade do trabalho executado: 91,7
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