Ainda sem apresentação global, Audi Q6 elétrico já chega ao Brasil em 2024
Inédito Q6 e-tron será revelado ao mundo até o final deste ano e será construído a partir da mesma plataforma do novo Porsche Macan, também elétrico
O próximo carro elétrico da Audi ainda nem foi revelado por completo, mas já está confirmado para chegar ao Brasil. O Q6 e-tron (não confundir com o Q6 chinês) será apresentado globalmente neste ano, e chegará por aqui em 2024, segundo anúncio feito pela marca. Por ainda ser uma novidade mundial, é possível que seja lançado no mercado brasileiro na segunda metade do ano.
Por enquanto, o SUV elétrico só é conhecido através de imagens feitas durante seus testes na neve, ainda camuflado, divulgadas pela própria Audi. Apesar do “mistério”, as fotos são bastante reveladoras e indicam uma mudança na linguagem visual dos modelos da alemã.
A traseira segue com lanternas horizontais, como nos atuais Audi, mas aparentemente com recortes mais quadrados e angulosos. As maiores novidades ficarão para a dianteira, que se renderá à tendência de faróis divididos, com as luzes diurnas e os indicadores de direção nas peças superiores e, as iluminações principais (faróis altos e baixos) nas inferiores.
Quanto às dimensões, o Q6 e-tron deverá ter medidas próximas das de um Q5, ou seja, menor que o atual e-tron vendido no Brasil – e que, recentemente, passou a ser chamado por Q8 e-tron. Ele será feito a partir da plataforma PPE, a mesma que servirá de base para o novo Porsche Macan, que também será totalmente elétrico. Entre seus principais rivais estão BMW iX3 e Mercedes-Benz EQC.
Ainda é cedo para indicar um possível conjunto mecânico do SUV. O que se sabe é que ele terá um sistema elétrico de 800 volts e motores elétricos (no plural!) “potentes e eficientes” e um sistema inovador de gerenciamento de bateria e recarga. São esperados mais de 400 cv de potência e uma autonomia projetada de mais de 600 km.