De olho em detalhes perdidos na vastidão da internet, fãs de qualquer coisa são úteis amigos dos jornalistas. Desta vez, graças aos fanáticos por Mustang, um brasileiro ex-engenheiro da Ford acabou confirmando que a próxima geração do esportivo terá versões com motor V8 acompanhado de um motor elétrico, mantendo a proposta de performance bem diferente do Mach-E.
Como bons fãs de Mustang, entretanto, os membros do fórum Mustang7G mal se atentaram a outra informação revelada sem querer pelo brasileiro, que trabalhou no projeto de um novo Troller T4, com motor 2.0 da Ranger Raptor.
O burburinho teve início quando o Automotive News citou fontes secretas da fabricante para reportar a chegada de uma nova geração do Mustang, já no ano que vem. A nova linha, de código S650, se destacará pela tração integral e será vendida junto ao modelo atual até 2028, informou o site americano.
Em busca de mais informações, os membros do Mustang7G iniciaram uma varredura pela internet e acabaram encontrando, através do brasileiro, mais do que imaginavam. Ex-engenheiro da Ford, o homem informava em seu currículo no Linkedin ter feito parte do desenvolvimento do Mustang híbrido, em duas versões.
A mais interessante é prevista para 2023, com motor V8 — provavelmente o mesmo do Mach 1 — e outro elétrico formando um conjunto completamente distinto do Mustang Mach-E. Também há planos para um Mustang híbrido com motor 2.3. As informações foram conferidas por QUATRO RODAS, e não há incongruência nem em termos de datas tampouco em siglas e outros dados checados.
Troller Raptor?
O que mais chama a atenção, entretanto, é a revelação de que a Troller estudou lançar uma nova versão do T4, com motor 2.0 biturbo a diesel. Desse modo, o jipe brasileiro usaria o mesmo trem-de-força da picape média esportiva, com 213 cv e 51,0 kgfm.
O Troller manteria tração 4×4 e provavelmente viria com transmissão automática de dez velocidade que, por também ser usada no Mustang Mach 1, seria o elo do profissional em questão aos dois projetos. Fontes ouvidas pela reportagem confirmaram a existência do trabalho, que, segundo o engenheiro, chegaria às lojas neste ano com o Troller T4 2022.
Esse projeto também contemplaria a troca da plataforma do T4, que hoje é da Ranger atual, pela arquitetura da nova geração.
O especialista em desenvolvimento de produtos abandonou o desenvolvimento de novidades no final do ano passado, na mesma época em que, segundo apuração, a escolha de fechar as fábricas da Ford no Brasil foi tomada.
Desde então o projeto do Mustang tomou força e segue avançando. A Troller, por outro lado, baixou as portas mas sem que a Ford tenha aberto mão dos seus direitos comerciais. Dito isso, será que algum dia o T4 com motor de Ranger Raptor sairá do papel?