Blazer voltará ao Brasil: Chevrolet atualiza seu calendário de lançamentos
Chevrolet vai tirar o atraso com o lançamento dos novos Bolt e Equinox, e já prevê chegada dos últimos Camaro, da Silverado e até da Blazer elétrica
Era julho de 2021 quando a Chevrolet prometeu o lançamento de quatro carros antes que o ano acabasse. Mas não conseguiu cumprir. O Chevrolet Cruze RS e a S10 Z71 chegaram às lojas antes que o ano acabasse, mas os novos Equinox e Bolt só estão prontos para serem lançados agora. E há outras novidades a caminho.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O motivo do atraso do Chevrolet Bolt é sabido e é global. Estava tudo pronto para que a reestilização do elétrico fosse lançada no Brasil. Tudo mesmo: os testes já haviam ocorrido, a pré-venda já havia começado e ele já tinha preço, R$ 317.000 (em agosto).
Porém, um defeito nas baterias não só afetava as mais de 140.000 unidades fabricadas entre 2019 e 2022, como não tinha solução imediata. Com o defeito descoberto, a fabricante optou por não produzir novas unidades do seu carro elétrico até janeiro e se concentrar na reposição das células de bateria defeituosas.
Isso atrasou as entregas do Bolt no mundo inteiro e, no caso do Brasil, fez seu lançamento ser adiado. De acordo com informações obtidas por QUATRO RODAS, o lançamento do Chevrolet Bolt 2022 no Brasil será em julho.
Antes disso, ainda em maio, estreia o novo Chevrolet Equinox 2022. Não se sabe o motivo do atraso da estreia do SUV médio, mas já está definido que ele será vendido apenas na versão RS e na topo de linha Premier, sempre com o motor 1.5 Ecotec com turbo e injeção direta, que gerava 172 cv e 27,8 kgfm no modelo anterior, e tem câmbio automático de seis marchas.
Mesmo por fora as mudanças do Equinox são sutis e concentradas na dianteira com novo para-choque e grade com prolongamentos que dividem os faróis. Na traseira, mudam o desenho das lanternas. A Chevrolet definiu que venderá até 400 unidades unidades por mês (menos que qualquer SUV da Caoa Chery) e que a linha 2023 será lançada já em dezembro.
Outras novidades confirmadas
Dizem que 2023 será o último ano de produção do Chevrolet Camaro. Se assim for, participaremos da despedida. A linha 2023 do Camaro será lançada no Brasil em setembro, mas não há grandes novidades sendo aguardadas para o esportivo.
Mas o grande lançamento da Chevrolet no Brasil em 2023 será a nova Montana. O lançamento será em janeiro e toda a mobilização na fábrica de São Caetano do Sul se justifica: a Montana poderá superar a nova Fiat Strada nas vendas. Confira tudo que sabemos sobre a nova Chevrolet Montana.
A Chevrolet só trará outras novidades com relação aos elétricos em 2024. O Equinox elétrico, que já teve seu design revelado, tende a se tornar o carro elétrico mais barato da Chevrolet, sendo posicionado abaixo do Bolt, e já tem lançamento previsto para o Brasil.
Outra boa novidade será a volta da Blazer. A diferença é que desta vez receberemos a Chevrolet Blazer elétrica, já baseada na nova geração do SUV e que nem sequer foi apresentada ainda.
A vez das picapes grandes
De acordo com o jornalista Jorge Moraes, a Chevrolet também prepara para o Brasil uma ofensiva com a Silverado, sua picape full-size. As versões com motor V8 a gasolina e seis cilindros turbodiesel chegariam ao país em 2023, seguindo a Ford F-150.
Depois, em 2024, será a vez da Silverado EV, a versão elétrica da picape que usa a mesma plataforma do GMC Hummer EV e tem até 673 cv e 107,9 kgfm. E, mesmo que seja enorme, é mais rápida do que o Camaro.
Esse planejamento dá uma boa ideia sobre o que vem por aí na linha Chevrolet. Só falta, porém, saber sobre a primeira reestilização da nova geração do Onix. Já está chegando a hora de ele mudar.