Chery pode lançar marca de luxo Exeed no Brasil sem parceria com a Caoa
Chery International estaria planejando lançamento de sua marca de luxo e já busca por profissionais no Brasil
A Exeed havia acabado de estrear na China como marca de luxo da Chery, em 2019, quando a Caoa começou a demonstrar seu interesse em trazer a marca para o Brasil. Chegaram, inclusive, a testar carros da nova marca no Brasil ao longo de 2020. Mas a pandemia fez com que os planos esfriassem, com a possibilidade de serem retomados em 2022.
Contudo, vários fatos indicam que a própria Chery pretende introduzir a Exeed no Brasil sem qualquer tipo de ajuda ou acordo com o Grupo Caoa.
A Chery Automobile anunciou no Linkedin, em junho, uma vaga de diretor para a Exeed no Brasil. O anúncio foi feito pela própria matriz e o escopo da vaga apontava que o contratado assistiria um diretor chinês na gestão da marca e seria responsável por formular toda a estratégia da Exeed para o Brasil, da comunicação, implementação, marketing ao lançamento.
Entre outras funções, também seria responsável por comandar uma equipe no Brasil. Chamava atenção, também, clara a predileção por candidatos com experiência em marcas japonesas e com carros híbridos e elétricos.
Mas a estratégia voltada para o Brasil começou bem antes. De acordo com o Autos Segredos, parceiro nesta apuração, desde março comunicados de imprensa direcionados ao mercado brasileiro começaram a ser enviados por uma equipe baseada na China. A empresa também criou uma página no Facebook, Exeed Brasil, onde chegou a confirmar o lançamento do SUV híbrido LX ET-i no Brasil em 2023.
O Exeed LX é um SUV médio que aproveita a base do Chery Tiggo 7. Contudo, a versão ET-i tem sistema híbrido plug-in semelhante ao do novo Tiggo 8 Pro, combinando o motor 1.5 turbo a gasolina e outros dois elétricos. A bateria garantiria até 105 km de autonomia em modo puramente elétrico.
Caoa desconhece operação da Exeed
Entramos em contato com os profissionais chineses que vêm fazendo essa aproximação do Brasil, que confirmaram que trabalham em uma operação independente, da Chery International.
Contudo, se negaram a dar mais detalhes a respeito da operação antes de um evento que será transmitido diretamente do centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa, em Xangai, no final deste mês.
A intenção do evento, chamado “Approaching EXEED” seria mostrar, detalhadamente, a estratégia da marca para o Brasil e os produtos que pretendem vender por aqui.
Procurado, o Grupo Caoa disse já ter conhecimento dos fatos mas também desconhecer essa movimentação com a marca Exeed a partir da China. Ainda deixou claro que não têm qualquer participação nesta estratégia para a Exeed no Brasil.