Até agora, a divisão brasileira da Chevrolet estava evitando a estratégia usada em outros países da América Latina, sem importar carros chineses. Esta resistência parece ter chegado ao fim, pois a empresa colocou alguns modelos para rodar pelas ruas brasileiras. Após avistar o SUV elétrico Yep Plus, agora foi a vez do utilitário médio Starlight S aparecer aqui.
As fotos publicadas pelo perfil @mentirasautomotivas no Instagram mostram o Starlight S bem camuflado e, nas laterais, conta com um adesivo escrito “Em breve sua vida será mais elétrica”. Esta mesma frase estava adesivada no protótipo do Yep Plus visto anteriormente e mostra que a Chevrolet apostará em uma linha eletrificada mais robusta.
Criado pela SAIC, parceira da General Motors na China, o Starlight S é parte da marca Wuling e traz um design baseado no sedã Starlight lançado em 2023. É um SUV de porte médio, com 4,74 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,68 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. O BYD Song Plus tem 4,70 m, enquanto o GWM Haval H6 mede 4,68 m.
A SAIC diz que este é o primeiro SUV a usar a plataforma chamada Tianyu D. Foi desenhado para usar 19 elementos aerodinâmicos diferentes, para chegar a um coeficiente de arrasto de 0,277 Cd. Isto ajudaria o carro a melhorar sua autonomia em 20 km.
É uma boa ajuda, pois o Starlight S tem 510 km de alcance pelo ciclo de testes chinês, contando com uma bateria LFP de 60 kWh, abastecendo o motor de 204 cv. Segundo a fabricante, usando uma estação de recarga rápida, consegue recuperar 200 km de autonomia em apenas 15 minutos. Usando um carregador lento, precisa de 10 horas para ir de 20% a 80%.
A frase na lateral dá indicações de que o carro chegará na versão elétrica, mas isto ainda não está confirmado. A Chevrolet tem falado que terá carros híbridos no país e o Starlight poderia desembarcar também na variante híbrida plug-in, equipada com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e um elétrico de 204 cv. Pode utilizar baterias de 9,5 kWh ou 20,5 kWh, entregando uma autonomia no modo elétrico de 60 km e 130 km, respectivamente. A fabricante diz que o SUV é capaz de rodar por até 1.100 km.
Como todo carro chinês da atualidade, tem um foco maior na tecnologia, com uma enorme tela de 15,6” para a central multimídia e um painel de instrumentos digital de 8,8”. A Wuling destaca o uso de alguns sistemas como reconhecimento de voz, chave bluetooth e, dependendo da versão, um pacote ADAS com piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência.
Para o mercado brasileiro, a GM deve abandonar o nome da Wuling e lançar o carro com o logotipo da Chevrolet, como faz com outros modelos na América Latina. Até mesmo o batismo pode ser revisto para algo mais fácil de ser reconhecido. O mesmo acontecerá com o Yep Plus.
A estreia destes novos modelos ainda não foi confirmada pela fabricante. O fato de estarem nas ruas ao invés do campo de provas da empresa em Indaiatuba (SP) e com a frase estampada na lateral revela que a Chevrolet já definiu uma data de lançamento e agora irá atiçar a curiosidade das pessoas pelos próximos meses até o início das vendas. Como a fabricante fará apenas mais um lançamento este ano, que deverá ser o Equinox renovado, tanto o Yep Plus quanto o Starlight S devem ficar para 2025.