Citroën Basalt terá motor 1.0 do Argo e isso poderá ser um grande acerto
SUV compacto da Citroën terá motor de 1;0 de 75 cv para concorrer com os sedãs mais baratos do Brasil
Os sedãs já foram mais populares no Brasil. O consumidor anda preferindo SUVs, mas isso não quer dizer, porém, que deixaram de dar valor aos enormes porta-malas dos sedãs. O Citroën Basalt, com sua carroceria de SUV cupê, conseguirá combinar a altura elevada com o enorme porta-malas tão bem quanto os Volkswagen Nivus e Fiat Fastback, mas conseguirá ser bem mais barato que os dois.
O Citroën Basalt será o terceiro carro da família C-Cubed, que inclui o hatch C3 e o SUV C3 Aircross. Em outros tempos, o Basalt teria sido um sedã compacto pronto para concorrer diretamente com o Fiat Cronos, o Chevrolet Onix Plus e o Hyundai HB20S. Mesmo assim, terá mecânica simples e preço para concorrer com os sedãs 1.0.
De acordo com o Autos Segredos, as versões de entrada do Citroën Basalt terão motor 1.0 Firefly, o mesmo dos Fiat Argo e Cronos mais baratos. Este três cilindros 1.0 6V gera até 75 cv e 10,7 kgfm, está sempre combinado ao câmbio manual de cinco marchas, e também é usado pelos C3 e Peugeot 208 mais baratos.
É um motor pequeno para o Basalt, que terá os mesmos 2,67 m de entre-eixos do novo Aircross. É uma vantagem perto dos concorrentes que têm entre 2,53 m (Cronos) e 2,60 m (Onix Plus), e ainda maior que os 2,65 m do Volkswagen Virtus. Por isso, podemos esperar espaço amplo tanto na segunda fileira quanto dentro do porta-malas, que poderá ter algo ao redor dos 500 litros.
O Basalt 2025 terá carroceria com estilo semelhante ao de Nivus e Fastback, espaço interno ainda maior, um porta-malas tão grande quanto o de um sedã e preço na faixa dos sedãs mais baratos do Brasil. Pode não fazer sentido à primeira vista, mas poderá ser o maior acerto da Citroën no Brasil em muitos anos.
SUV mais barato do Brasil?
Quando teve imagens de sua versão conceitual reveladas, o Citroën Basalt apareceu na Índia com faróis de led com projetores elípticos e no Brasil com as peças convencionais compartilhadas com o Aircross e o C3. Era uma boa pista sobre a proposta de ser o SUV compacto mais acessível. Contudo, a Citroën fará com que seu novo modelo vá além.
Ainda de acordo com o Autos Segredos, o Citroën Basalt terá preços iniciais entre R$ 90.000 e R$ 100.000. Para efeito de comparação, o Chevrolet Onix Plus mais barato custa R$ 99.990. A depender da estratégia, o Basalt poderá se tornar o SUV mais barato do Brasil.
Mas também será um dos mais modestos. O Basalt mais simples terá ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia com tela de 10”, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, volante multifuncional, além dos obrigatórios dois airbags frontais, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil. As rodas serão de aço, aro 16 e com calotas.
A versão intermediária com motor 1.0 aspirado ainda acrescentará quadro de instrumentos digital, airbags laterais e vidros elétricos traseiros, cujo comando deve continuar no console central para atender motorista e passageiros traseiros. É um pacote semelhante ao do Aircross Feel Pack.
Esta mesma versão e uma acima, equivalente à atual Shine, ainda terão o motor 1.0 GSE Turbo, T200, que gera 130 cv e 20,4 kgfm, e estará sempre combinado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas. É a mecânica do C3 Aircross e que também vem sendo testado no C3. Com ele, o Citroën Basalt 2025 se tornaria capaz de cobrir a faixa de preços entre R$ 90.000 e R$ 130.000.
Uma curiosidade é que o lançamento do C3 You, nos próximos meses, marcará o lançamento do motor T200 no hatch compacto. “You” é justamente o nome da versão de entrada do Citroën C3 na Europa. Em seguida vêm as versões Plus e Max. É possível que o Basalt estreie essa mesma nomenclatura de versões no Brasil quando chegar às lojas, no final de agosto.