Desenvolvido na Índia e no Brasil, o Citroën C3 Aircross se viu obrigado a buscar soluções para lidar com com o calor em uma cabine tão grande, mas sem comprometer seu preço final. A solução está no teto, logo atrás dos bancos dianteiros.
Em vez de saídas de ar-condicionado dedicada para a segunda e a terceira fileira de bancos, o SUV de sete lugares terá uma espécie de ventilador de teto. Na verdade, trata-se de um blower, um soprador que capta o vento fresco da dianteira e joga para as fileiras de trás. A Mitsubishi L200 Triton tem sistema semelhante.
Esse ventilador tem ajuste independente de velocidade (três diferentes) e quatro difusores individuais e promete reduzir a temperatura no fundão do carro em até 4,5º Celsius.
Esse desempenho não é mérito só do ventilador, pois, de acordo com a Citroën, o C3 Aircross também será equipado com um sistema de ar-condicionado otimizado e mais potente, ideal para o clima tropical brasileiro.
O SUV derivado do novo C3 ainda terá o maior porta-malas em sua categoria, graças às dimensões: são 4,32 metros de comprimento (34 cm a mais) e 2,67 m de entre-eixos (o mesmo que um Volkswagen Taos) mas o mesmo porte de um Nissan Kicks. Mas o segredo para ter um grande porta-malas exige abrir mão dos sete lugares.
O Citroën C3 Aircross terá cinco versões no Brasil: Feel, Feel 7 Lugares, Feel Pack, Feel Pack de sete lugares e a topo de linha Shine. Pelo menos a topo de linha terá o quadro de instrumentos digital com tela colorida de 7″, itens como limitador e controlador de velocidade, airbags laterais, rodas aro 17″ e teto em cor contrastante.
A Feel, porém, será básica o suficiente para enfrentar as versões mais básicas do Chevrolet Spin, hoje o sete lugares mais barato do Brasil – R$ 119.090. Pelo menos a central multimídia de 10,2 polegadas será item de série em todas as versões.
No Brasil, o Citroën C3 Aircross será vendido com o motor 1.0 turboflex de 130 cv e 20,4 kgfm, combinado ao câmbio automático CVT com simulação de sete velocidades. É o mesmo conjunto que acaba de estrear no Peugeot 208 Turbo. Para exportação, o SUV fabricado em Porto Real (RJ) ainda terá o 1.6 aspirado de 120 cv. O lançamento no Brasil está previsto para novembro.