Quem visita uma concessionária Hyundai limitada aos produtos CAOA (portanto, sem HB20 e Creta, modelos da Hyundai Motor Brasil) encontra as últimas unidades do iX35 (R$ 154.990) e do Tucson GLS 1.6 Turbo (R$ 201.990) fabricados, no máximo, até o início deste ano. Desde então a fábrica da CAOA em Anápolis (GO) opera quase que dedicada a montar carros da CAOA Chery.
Seria algo temporário, porém. Mauro Correia, presidente da CAOA Montadora, garantiu que o Hyundai Tucson terá mudanças em breve para seguir em produção durante o Congresso AutoData Perspectivas 2023.
O SUV médio teria atualizações visuais e, principalmente, na mecânica para se enquadrar no Proconve L7, regras de emissões e ruído mais rígidas que entraram em vigor em janeiro deste ano. O que não é certeza é que o modelo avançará para a nova geração, vendida no exterior desde 2020. A geração disponível hoje no Brasil saiu de linha no mundo inteiro neste ano.
O Hyundai HR também estaria em vias de ganhar atualizações com o mesmo objetivo. O caminhão leve HD80, por sua vez, já foi atualizado e já tem unidades modelo 2023 previstas.
Correa também confirmou que o Hyundai iX35 saiu de linha no Brasil em definitivo. Contudo, a CAOA estuda fabricar um novo modelo no Brasil para ocupar o espaço deixado pelo SUV médio que representa a segunda geração do Tucson. Se a necessidade for um carro menor, o Hyundai Venue seria uma boa opção e já foi visto em testes no Brasil.
Fora eles, a Hyundai ainda oferece no Brasil o Azera (ainda modelo 19/20) e o Ioniq, disponível apenas na modalidade carro por assinatura.