A Ford F-150 será vendida no Brasil a partir de 2023. A confirmação foi feita durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). A Ford não definiu uma data, mas diz que pretende lançar sua picape full-size o mais rápido possível. Seu objetivo é claro: tentar conter o sucesso de vendas das picapes Ram no Brasil e se tornar líder do segmento.
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Faz um bom tempo que os planos da Ford estão concentrados em SUVs e picapes. Com Ranger e Maverick já à venda no Brasil, agora a fabricante norte-americana começa a se preparar para completar a linha com sua maior picape, que é o veículo mais vendido dos Estados Unidos há quatro décadas.
A nova geração da Ford F-150 será importada dos Estados Unidos, conforme antecipado por QUATRO RODAS em novembro. Mas o prazo para a chegada definitiva da picape é necessário para que a picape seja tropicalizada, adaptada ao mercado brasileiro, apontou o presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo.
A nova geração da Ford F-150 está exposta no estande da Ford na Agrishow na versão Lariat FX4 – alinhada com a Maverick e com a nova Ranger FX4. Porém. o modelo é apenas para demonstração e a marca não confirma quais versões e motores trará ao Brasil.
Sendo importada dos Estados Unidos e com motor a gasolina, a expectativa é que a Ford F-150 chegue ao Brasil com o mesmo motor disponível na Argentina, um V8 5.0 de 405 cv combinado ao câmbio automático de 10 marchas. A Ram 1500, com motor V8 5.7 de 400 cv, seria sua principal rival por aqui.
Nada impede a Ford, porém, de trazer versões com os motores V6 2.7 (330 cv), V6 3.5 Biturbo (400 cv) ou V6 híbrido (436 cv). Todos usam o mesmo câmbio automático de 10 marchas e também têm tração 4×4.
Nova geração da Ranger confirmada
Na coletiva de imprensa, Daniel Justo também confirmou que a Ranger terá uma nova geração e que a fábrica de Pacheco, na Argentina, está sendo modernizada para atender essa demanda. “Foram três semana de shutdown para que pudéssemos ajustar a produção para receber esse novo modelo”, diz. A nova picape já está em testes no Brasil.
Como é a nova geração da Ford F-150?
Atualizada pela última vez em 2020, para a linha 2021, a Ford F-150 tem uma infinidade de versões. Todas, porém, têm chassi de aço de alta resistência e toda a carroceria feita de alumínio de nível militar – e ela foi toda atualizada àquela altura. Mas a variedade de configurações é tamanha que há 13 grades diferentes.
Picapes full-size em geral (como Chevrolet Silverado, Toyota Tundra e Ram 1500) têm uma série de equipamentos tão exagerados quanto seu tamanho (são 6,19 m de comprimento).
Os estribos laterais, que facilitam o acesso à cabine e à caçamba, podem ser armados eletricamente. A alavanca de câmbio é rebatível, para transformar o console em uma mesa de trabalho.
Como opcional, a tampa da caçamba (com abertura elétrica) pode receber toda a parafernália para se transformar em uma bancada de trabalho. Mas não é qualquer trabalho: tem réguas integradas e permite uso de serras, serrotes e outros tipos e ferramentas. Também tem porta-lápis, porta-copos e suporte para smartphone.
A F-150 também pode ter um gerador integrado com potência de 2 kW nas versões convencionais. Há até quatro tomadas disponíveis e podem ser usadas mesmo com o carro em movimento, para recarregar ferramentas.
Equipamentos da Ford F-150
Na Argentina, a Ford F-150 Lariat é vendida com rodas de liga leve aro 20, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência automática, teto panorâmico e até pedais reguláveis eletricamente.
Completam a lista câmera de ré com assistência de engate dinâmico, câmeras de visão 360 graus, detector de pontos cegos, 8 airbags, farol alto automático, sistema de estacionamento automático (paralelo e perpendicular), quadro de instrumentos digital de 12”, central multimídia de 12” com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, banco dianteiros com ajuste elétrico e faróis full-led.