Ex-designer da VW mostra como seria a atualização da Kombi no Brasil
Proposta de atualização de design foi mantida em segredo por pelo menos 25 anos e contempla até um novo painel
Pai do desenho de carros como os Volkswagen Gol “Bolinha”, Fox, Pointer e Logus, o designer Luiz Alberto Veiga se aposentou em 2016, após 40 anos de Volkswagen. Desde então, usa o Instagram para eventualmente relembrar o nascimento de alguns projetos. Alguns deles, secretos até hoje.
É o caso deste projeto de atualização do design VW Kombi, publicado hoje. O mesmo mock-up apresenta duas propostas de design: uma com faróis bi-parábola e seta acima, na grelha; a outra parte para faróis horizontais com seta integrada e logotipo menor, bem ao estilo dos VW da época. Nos dois casos, a Velha Senhora receberia para-choque dianteiro envolvente e de plastico.
A atualização também envolveria o interior, com direito a um painel semelhante ao de automóveis, com instrumentos do Gol, elementos envolventes e até proteção para a coluna de direção, um “luxo” que a Kombi só veria muitos anos depois.
Por sinal, as imagens ou são de 1997 ou eram uma proposta para a atualização visual daquele ano. Foi neste ano que a VW Kombi ganhou teto 11 cm mais alto, perdeu a divisória atrás dos bancos dianteiros (o que deslocou o estepe para o porta-malas) e a porta lateral passou a ser corrediça.
Foi quando surgiu, também, a Kombi Carat, versão de luxo com capacidade para sete pessoas em vez de nove, e que saiu de linha em 1999.
Veiga explicou as imagens com a seguinte legenda: “Juro que nós tentamos. Durante toda minha carreira tentamos fazer um up grade na velha senhora, mas no fim, as novas exigências de segurança determinaram o fim de produção de um dos mais inteligentes automóveis de trabalho de todos os tempos.”
Depois de 1997, a Volkswagen Kombi só passou por mudanças visuais em 2006, quando ganhou uma grade dianteira para o radiador do motor 1.4 Flex.