Segundo integrante da ofensiva de SUVs da Fiat, o modelo inédito que até agora é chamado de projeto 376 já teve seu nome definido. Segundo apuração de QUATRO RODAS, o SUV cupê que será lançado no ano que vem é o Fiat Fastback.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Materiais enviados à reportagem (e já noticiados na edição 748 da revista) revelam que a Fiat aproveitou o trabalho com a papelada necessária ao lançamento do novo Pulse para, de uma vez, já despachar o batismo do futuro concorrente do Volkswagen T-Cross e Nissan Kicks, entre outros.
Desse modo, ao registrar os direitos autorais do SUV compacto em países latino-americanos, a fabricante aproveitou e também garantiu nome e tipografia do irmão maior. Os termos Fiat Pulse e Fiat Fastback já estão reservados, assim como as respectivas fontes tipográficas, no Brasil, Argentina, México, Uruguai, Peru e Chile.
Se você está familiarizado com o nome, isso não é culpa do tal efeito Mandela, mas do fato de lembrar do carro-conceito que a Fiat apresentou no último Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018. O projeto mostrado era justamente de um utilitário que unia características de sedã e cupê, como será o projeto 376 quando lançado.
Frente de Fiat Pulse
Flagras recentes do Fastback em testes públicos reforçaram a informação dada pelo portal Autos Segredos e também apurada por QUATRO RODAS de que os dois primeiros SUVs da Fiat compartilharão a seção dianteira. A sobreposição de fotos em posições semelhantes sugere fortemente que do para-choque dianteiro à coluna B trata-se da mesma estrutura. Também é possível notar os nichos e assinatura luminosa dos faróis do Pulse. Utilize o gráfico abaixo para compara os dois carros vistos lado a lado.
Daí para trás o mistério aumenta, mas sabemos que haverá o caimento do vidro traseiro à moda fastback e porte semelhante ao Renault Arkana, com lanternas que lembram versões prévias do BMW X4. Outra característica importante é a evocação de luxo e sofisticação à italiana, se desprendendo da pretensão jovial e arrojada do Pulse e oferecendo alternativas urbanas ao Jeep Compass, situado imediatamente acima do novo carro.
O Fiat Fastback tem chegada prevista para 2022, com prazos sempre à mercê da crise de suprimentos global. Assim como Pulse, ele terá opções 1.0 e 1.3, só que ambos com turbo e com o 1.0 três-cilindros (130 cv*/21,4 kgfm) servindo às versões de entrada, enquanto o 1.3 já usado nos Jeep Compass e Commander (185 cv/27,5 kgfm) equipando os modelos mais caros.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital