A Stellantis terá uma nova marca no Brasil e será a Abarth. A marca que surgiu como preparadora e foi comprada pela Fiat há mais de 50 anos, tornando-se sua preparadora. Agora, retornará após quase sete anos com seu primeiro esportivo concebido no Brasil, o Fiat Pulse Abarth.
Agora é oficial: Fiat Pulse Abarth de 185 cv é revelado e será prêmio do BBB 22
Na última semana, o COO da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, antecipou a parte da imprensa que terão uma nova marca no Brasil, que começaria com a letra A, mas não seria a Alfa Romeo. A informação é do Autopapo.
Não por acaso, a Stellantis já tem marcada para o final desta semana uma coletiva para fazer “um anúncio importante” para a Fiat. Não poderia ser mais oportuno, visto que o Pulse Abarth tem lançamento previsto para o segundo semestre, quando o SUV compacto completará um ano nas lojas.
Antecipado em primeira mão por QUATRO RODAS no final de setembro, o Fiat Pulse Abarth usará o motor 1.3 turboflex da família GSE que já equipa a Fiat Toro e os Jeep Compass e Renegade.
É um motor de 185 cv e 27,5 kgfm quando com etanol e que estará sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas. Considerando que um Pulse Impetus 1.0 tem 1.237 kg, dá para esperar por um esportivo com relação peso/potência abaixo dos 7 kg/cv. Nada mal: o VW Polo GTS consegue 8,1 kg/cv.
Dá para esperar por um preço próximo ao do Polo esportivo, que hoje custa R$ 140.430.
Devido a limitações relativas à pressão do turbocompressor e à capacidade do câmbio automático de seis marchas, não espere por potência e torque extras no Pulse mais potente. Sua condução, entretanto, pouco terá a ver com os carros que compartilham desse motor.
O grande segredo do Pulse Abarth será a versatilidade do sistema MultiAir de comando de válvulas variável, que permite reconfigurar profundamente as respostas e até mesmo o ronco do motor só com programações eletrônicas. O mesmo vale para a direção elétrica, personalizável para oferecer respostas esportivas ao condutor.
Mais importante que isso, é que o Fiat Pulse Abarth será o primeiro carro a receber o brasão com escorpião fabricado e também concebido no Brasil. O Stilo Abarth, vendido entre 2002 e 2008, era fabricado no Brasil mas fora concebido na Itália. Já o Fiat 500 Abarth, vendido entre 2014 e 2015, tinha DNA italiano mas chegava importado do México.
Também será o esportivo mais potente desde o Marea Turbo, com seu cinco-cilindros 2.0 turbo de 182 cv. Para destacar estes feitos, receberá modificações na suspensão, com amortecedores, molas e barras estabilizadoras próprias, escape exclusivo e até conjunto de rodas exclusivos, que terão cinco furos.
Por dentro, não surpreenderia o uso de bancos esportivos, substituição do excesso de plástico duro que permeará as versões regulares. Ainda terá mais tecnologia, pois terá o mesmo console com freio de estacionamento eletrônico que equipará o SUV cupê Fastback.
Segundo Abarth nacional já está definido
Além do Pulse Abarth, a Fiat também prepara as versão esportiva para o Fiat Fastback – SUV cupê que chegará às lojas ainda em 2022. A ideia é aproveitar o apelo estético que a Stellantis vê como trunfo do novo carro.
Como no Pulse, o Fastback Abarth será o modelo mais caro da linha, neste caso logo acima do Fastback Imperius T270. Como o nome já sugere, ele usará o mesmo motor das versões mais caras do utilitário, o bem conhecido 1.3 turbo flex de 185 cv. Essa versão sem caráter esportivo está destinada a concorrer com o Volkswagen T-Cross Highline, com o motor 1.4 TSI de 150 cv.
Considerando o atual cenário, o Fiat Fastback enfrentaria um cruzamento de preços com o Jeep Renegade 1.3 Turbo, com versões entre os R$ 125.000 e R$ 160.000.