Fiat Strada CVT ganhará motor 1.0 turbo do Pulse até 2024
Fiat Strada terá motor mais eficiente até 2024, enquanto Fiat Toro receberá novo motor 2.2 turbodiesel
Para não ficar de fora da futura atualização mecânica dos carros da Stellantis, a campeã de vendas Fiat Strada ainda se tornará o novo modelo turbo da Fiat. Entre 2023 e 2024, a caminhonete compacta receberá o 1.0 de 130 cv de Pulse e Fastback.
A Strada turbo será o novo topo de linha da picape e virá com câmbio CVT e alterações na geometria de suspensão e outros aspectos mecânicos, a fim de permitir dirigibilidade com os 21 cv extras. Ainda há chances de interior mais moderno vir junto.
A adição do motor 1.0 turbo que estreou no Pulse será um incremento gigante à Strada, que atualmente não passa dos 109 cv, com opção única do motor 1.3 Firefly aspirado, além do velho 1.4 Fire de 86 cv.
No caso da picape intermediária Fiat Toro, que também será atualizada em breve, a substituição no motor 2.0 diesel pelo 2.2 tem foco ecológico, já que o atual propulsor tem data de validade próxima devido a novas regras de emissões de poluentes. Mesmo assim, o 2.2 deve ficar mais forte, com cerca de 200 cv e 45 kgfm.
Daí em diante, será a hora de novidades com a plataforma STLA, altamente padronizada, modular e focada em elétricos.
Os primeiros frutos do novo “padrão” Stellantis surgirão ainda em 2022, na Europa. No Brasil, a plataforma STLA deve estrear por volta de 2025; um capítulo adiante da atualidade, com modelos que ainda estão saindo dos rascunhos internos.