Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford confirma nova geração da Ranger no Brasil; Maverick estreia em 2022

Novas picapes média e de porte intermediário estreiam no Brasil nos próximos anos e com estratégias diferenciadas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 ago 2021, 13h51 - Publicado em 30 ago 2021, 13h51
Projeção antecipa a nova Ranger 2022
Projeção antecipa a nova Ranger 2022 (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
2022 Ford Maverick Lariat
Ford Maverick Lariat (Divulgação/Ford)

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o novo presidente da Ford para o Brasil e a América do Sul, Daniel Justo, confirmou que a nova geração da Ford Ranger será fabricada na Argentina e, por consequência, lançada no Brasil. O executivo ainda confirmou para 2022 o lançamento da picape Maverick, com porte da Fiat Toro.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Justo ainda acrescentou que o foco da Maverick será em um público mais interessado por tecnologia, e também pelas dimensões e pelo comportamento dinâmico da picape, que, por ter carroceria monobloco (como a Toro) promete sensações mais próximas dos carros de passeio.

Ford Maverick
(Divulgação/Quatro Rodas)

QUATRO RODAS antecipou que a Ford Maverick tem duas versões escaladas para o Brasil: a XLT e a topo de linha Lariat, ambas com o motor 2.0 EcoBoost (253 cv/38,3 kgfm), câmbio automático de oito marchas e, claro, tração integral. É, basicamente, a mecânica do Bronco Sport

Continua após a publicidade

Com 5,08 m de comprimento e 3,08 m de entre-eixos (9 cm a mais que uma Toro), seu porte é quase de picape média, fazendo do espaço interno um diferencial. 

Ford Maverick
(Divulgação/Ford)

A Lariat brasileira terá o pacote off-road FX4, com rodas de aro 17 exclusivas, pneus de uso misto, suspensão elevada e recalibrada, radiador e ventoinha mais eficientes e protetor de cárter, enquanto a XLT ficará de olho em quem precisa de picapes para trabalhos mais pesados.

Por ser fabricada no México, a Maverick (que é o Ford mais barato dos EUA, onde já teve 100.000 encomendas) terá isenções fiscais, mas, como o Bronco Sport mostrou bem, isso não basta para que a caçula tenha preço competitivo por aqui.

Continua após a publicidade
2022 Ford Maverick FLEXBED™. Preproduction vehicle with optional equipment shown. Available fall 2021.
Mesmo as versões mais luxuosas da caminhonete terão apelo funcional (Divulgação/Ford)

A tendência é encontrá-la na faixa de preço imediatamente abaixo das novas Ranger diesel, onde anos atrás havia a Ranger 2.5 flex. O lançamento em 2022 no Brasil é uma certeza, mas o período do ano não. Tudo vai depender da disponibilidade de produção no México. 

Nova geração da Ranger será revelada em 2022

Desta vez, a picape média da Ford dividirá a plataforma com a próxima encarnação da Volkswagen Amarok – que, segundo os próprios alemães, só continuará existindo por conta do acordo com os norte-americanos. Por outro lado, a Amarok será fabricada apenas na África do Sul para mercados de África, Europa e Oriente Médio.

Ford Ranger projeção
Nova Ranger terá plataforma de Amarok e visual futurista (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A Ranger, sim, seguirá em produção na Argentina. A confirmação da nova geração foi feita como forma de reforçar a presença da Ford na América do Sul após o fechamento das fábricas da Ford no Brasil. 

Há expectativa por uma evolução mecânica que faz sentido quando olhamos para uma linha de modelos com a Maverick no andar abaixo. Saem os motores turbodiesel 2.2 (160 cv) e 3.2 (200 cv) e chegam os mesmos conjuntos que já são utilizados pela F-150 nos EUA: quatro-cilindros 2.0 turbodiesel de 213 cv e 50,9 kgfm e o V6 3.0 turbodiesel de 253 cv e 61,1 kgfm nas mais caras.

ford-maverick-with-ranger-and-f-150-size-comparison
Uma comparação de porte entre Ranger, Maverick e F-150 (Maverick Truck Club/Reprodução)

Também será notável uma coesão entre o visual de Ranger e Maverick. Dá para reconhecer os grandes faróis interligados à grade do motor, os apliques de plástico nos para-lamas dianteiros e um pequeno entalhe nas janelas das portas traseiras. No caso particular da Ranger, também há caixas de rodas bem mais volumosas e salientes.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa quatro rodas 748 agosto 2021

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.