A Toyota vai apresentar no segundo semestre deste ano seu novo SUV compacto para o mercado nacional. Mas essa primeira apresentação será para o mercado tailandês, onde fará sua estreia antes.
Cogitado para receber o nome de Yaris Cross, o modelo será baseado na nova plataforma da marca, a DNGA (Daihatsu New Global Architecture), que também é usada pela nova geração do Toyota Yaris. Trata-se de uma versão simplificada da plataforma TNGA-B emprestada pela Daihatsu.
Feito para mercados emergentes, segundo o site tailandês Headlightmag.com, o novo SUV compacto da Toyota terá motor 1.5 a gasolina com câmbio CVT e uma versão híbrida, com o mesmo 1.5 usado somente como gerador para alimentar as baterias. O mesmo sistema E-Smart já é utilizado por outros carros da marca na Ásia.
Em 2021, o CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, disse que o Brasil teria um carro pequeno híbrido flex, que seria o SUV a ser fabricado em Sorocaba (SP) a partir de 2024.
Apesar do nome provisório, o novo utilitário esportivo será diferente do Yaris Cross já vendido em outros mercados, como o europeu. Por aqui vai brigar no segmento que tem hoje concorrentes como Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Nissan Kicks, abaixo do Corolla Cross, também da Toyota.