GWM estuda lançar no Brasil SUV de luxo com 475 cv e nome curioso
Wey Coffee 01 pode ser lançado para competir com modelos consagrados europeus, de marcas como BMW, Volvo e Mercedes
Após uma estreia que fez barulho, a chinesa GWM já prepara mais novidades para o mercado brasileiro. A fabricante chinesa tem sob seu guarda-chuvas diferentes submarcas, nas quais segmenta seu amplo catálogo e, depois dos SUVs da Haval, há mais uma família de utilitários cotada aqui.
Estamos falando da Wey, que é focada em carros em um patamar de luxo onde hoje competem BMW, Mercedes e outras marcas premium com presença no Brasil. No território nacional já está uma unidade do Wey Coffee 01, cujo nome inspirado na bebida cafeinada pouco remete à sua proposta.
O Coffee 01 foi a escolha da GWM para estrear na Europa, e a versão vendida no Velho Continente dá boas pistas do que podemos esperar. O utilitário de 4,87 m de comprimento tem porte de um Volvo XC60 e estreou em duas versões híbridas plug-in, com performance vistosa.
Ambas trazem a mesma mecânica, que une motor 2.0 a gasolina a um par de motores elétricos. Ao todo, são 475 cv e 86,3 kgfm, com tração integral e capacidade de ir de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos.
A bateria tem generosos 39,7 kWh, suficientes para rodar 146 km em regime exclusivamente, conforme ciclo WLTP. Como há câmbio automático de nove marchas (ao contrário das duas marchas do Haval H6), o consumo também impressiona: 250 km/l, conforme ciclo WLTP combinado.
Para estar páreo a competidores reconhecidos pelo seu luxo, o Coffee 01 Luxury, versão topo de linha na Europa, aposta em itens como bancos revestidos em Alcantara que trazem ajuste elétrico e massageador, acabamento refinado dos paineis do porta e até partes em aço escovado pela cabine. O painel traz central multimídia de 14,6’’ acompanhada de uma segunda tela de 9’’, utilizada para comanda~r funções como ar-condicionado. Um quadro de instrumentos esguio de 9,2’’ completa o conjunto de telas.
Na Alemanha, o WEY Coffee 01 Luxury parte de 60 mil euros — mesmo preço de um BMW X4 no mercado local. Segundo fontes, a unidade trazida ao Brasil foi exibida aos concessionários da marca e a outras pessoas ligadas à GWM, a fim de entender melhor o potencial da família de SUVs luxuosos no mercado nacional.