Quem não gostou do visual atual do Hyundai Creta pode respirar aliviado: o SUV compacto vai mudar em breve. De acordo com o Auto Segredos, o SUV reestilizado será lançado ainda neste ano e as concessionárias já foram avisadas pela montadora para não acumularem estoque de unidades 2024 do SUV.
O que colabora com a informação é que unidades de testes já estão sendo flagradas no Brasil há algum tempo, sempre com muita camuflagem.
Sua principal mudança será visual e tomará como base a versão indiana do SUV. Esqueça tudo o que sabe sobre a geração atual e o seu design que dividiu opiniões aqui no Brasil. O novo Creta terá visual mais simpático ao público brasileiro e toma como referência elementos de outros modelos atuais da Hyundai.
Na dianteira, a parte superior é composta por LEDs de formatos diferentes, mas todos bem poligonais, e que preenche toda a base do capô. É um estilo semelhante ao de outros carros como o compacto Hyundai Inster e a picape Santa Cruz.
Os faróis principais continuam separados e são posicionados nas laterais, porém agora são retangulares e estão mais integrados com a grade. Por falar nela, a peça mudou bastante, ficando bem menor e também com formato de retângulo. O para-choque agora está mais alto, avançando em direção a grade e sendo destacado por um grande skid plate cinza.
Indo para a traseira, o Creta também adotou um visual com um conjunto integrado para as luzes. Destacadas por um fundo preto, os desenhos internos são formas retangulares e a maior delas cruza toda a extensão do porta malas, abrigando o logo da montadora.
O para-choque assume dois visuais distintos. Nas versões comuns, ele tem um design mais aventureiro e alto, avançando em direção ao porta-malas. Já na versão esportiva N-Line, que também roda em testes pelo Brasil, a peça tem um fino refletor vermelho por toda a sua extensão e abriga uma saída dupla de escape.
A cabine também ficará bem diferente. Para modernizar o interior, a central multimídia e o quadro de instrumentos digital serão integrados, cada um com 10,25 polegadas. Já as saídas de ar foram movidas para o meio do painel e estão mais estreitas e horizontais.
Ainda há uma grande quantidade de botões físicos e controles analógicos para as funções do carro e de climatização, mas esses serão rearranjados. Do lado do passageiro, a saída de ar também é horizontal e ocupa um espaço bem maior.
Nas versões básicas, o volante e a manopla de câmbio devem manter o mesmo desenho do modelo atual. Já na esportiva, eles ganham um novo design, além de todo o painel ser decorado com linhas vermelhas.
Quanto à motorização, não devemos ter grandes alterações. Ao que tudo indica, as versões mais básicas manterão o 1.0 TGDI de 120 cv e 17,5 kgfm. Porém, a topo de linha N-Line deve abandonar o 2.0 aspirado de 167 cv e 20,5 kgfm e adotar um novo motor 1.6 turbo flex 180 cv, como foi adiantado pela Autoesporte.
Ainda não há uma data oficial para o lançamento e, de acordo com o Autos Segredos, as duas gerações do SUV não devem conviver como acontece atualmente. A produção continuará sendo nacional, na fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo.