Kia Tasman é o nome da futura rival das Ford Ranger e Toyota Hilux
Focada na Austrália até no nome, a Kia Tasman vai disputar mercado na com as Ford Ranger e Toyota Hilux, e terá irmã elétrica
Kia Tasman: esse é o nome da primeira picape média da Kia e que será lançada em 2025. Pelo menos é isso que dizem os recentes teasers publicados pela fabricante sul-coreana na Austrália, que será um dos principais mercados da picape.
Este nome já era previsto, pois foi usado de codinome para o projeto. A Kia disse que houve muita discussão interna para manter o nome que, no fim, faz todo sentido. A inspiração vem do Mar da Tasmânia, localizado entre a Austrália e a Nova Zelândia, e também homenageia o explorador Abel Tasman, que descobriu o estado insular da Tasmânia, na Austrália.
Trata-se de uma picape média montada sobre um chassi de longarinas inédito para concorrer diretamente com a Ford Ranger, Toyota Hilux e, no mercado australiano, Isuzu D-Max. Mas a estratégia da picape também inclui a Coreia do Sul, a África e o Oriente Médio. Só não será exportada para a América do Sul, América do Norte ou Europa.
De acordo com o The Korean Car Blog, a Kia Tasman será lançada com o mesmo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv do Sorento. Posteriormente, receberia um V6 3.0 com algum tipo de eletrificação.
As principais características conhecidas da Tasman por enquanto são as que podem ser vistas através da camuflagem dos carros em teste, como a carroceria bastante reta e a caçamba, aparentemente, mais comprida que o normal. Espera-se por um conjunto de faróis de led com linhas verticais, acompanhando os novos Sorento e EV9.
Além da picape Tasman, a Kia também já esta planejando outra caminhonete, mas elétrica. Espera-se que o modelo seja construído na plataforma E-GMP e vendido em diversos mercados globais.