Lançamento de Blazer e Equinox EV pode viabilizar Cadillac no Brasil
Arquitetura de carros elétricos comum com a Chevrolet pode viabilizar o lançamento da Cadillac no Brasil
Mais do que um design mais elaborado ou um acabamento de melhor qualidade, carros de luxo também costumam ter uma complexidade maior em seus sistemas. Mas não é exatamente o que acontece com os Cadillac baseados na plataforma Ultium. E é justamente a semelhança com os Chevrolet que pode viabilizar a estreia da Cadillac de forma oficial no Brasil.
Faz dois anos que a General Motors sugeriu o lançamento da Cadillac no Brasil em um discurso sobre ter uma maior diversificação de produtos na América do Sul. Era apenas o início da implementação da arquitetura Ultium nos carros elétricos do conglomerado.
Agora a plataforma está pronta para estrear no Brasil com o Chevrolet Blazer EV em agosto. Antes do fim do ano ainda estreia o Equinox EV.
Os dois SUVs elétricos são fabricados no México, na unidade de Ramos Arizpe, que se tornou uma das fábricas mais avançadas da GM para a fabricação de carros elétricos. Além disso, é a mesma fábrica que ficará responsável pela fabricação do novo Cadillac Optiq, a partir do último trimestre deste ano.
O Cadillac Optiq tem porte equivalente ao do Blazer EV e foi anunciado em versão com dois motores que somam 304 cv e 49 kgfm, se valendo da modularidade da arquitetura Ultium.
A GM até enviou a influencer brasileira Vic Ceridono para o lançamento global do Optiq, em Paris, há cerca de dois meses.
Contudo, o Cadillac ainda consegue ser bastante diferente do irmão Chevrolet. Além do design completamente diferente, tem acabamento mais esmerado e com materiais de maior qualidade, além de uma enorme tela inteiriça de 33 polegadas que integra quadro de instrumentos, central multimídia e até mesmo comandos do carro em suas bordas.
A produção no México facilitaria a importação do menor dos Cadillac elétrico por um preço competitivo o suficiente para alinhá-lo a modelos equivalentes de Mercedes-Benz, BMW e Audi. E ainda pavimentaria a estreia de outros Cadillac elétricos, como o Lyriq, que tem 3,10 m de entre-eixos e versões com 347 e 500 cv.
E ainda tem o enorme e luxuoso Escalade IQ. O SUV gigantesco abre mão do V8 e adota um par de motores elétricos que somam 760 cv e 108,5 kgfm, com tração integral e e 100″ de telas de ponta a ponta do painel. Mas este carro também está na fila para entrar em produção.
Um fato é que a Cadillac estaria em um bom momento para expandir sua marca para novos mercados: sua gama de produtos tem carros com projeto recente e com a vida útil inteira pela frente. E, ainda que a marca nunca tenha saído do imaginário dos brasileiros graças a carros trazidos por importação independente, pode não demorar muito para que seus carros desembarquem no Brasil por meios oficiais.