A Chevrolet prepara o lançamento da nova Montana para o próximo dia 1º de dezembro, quando também será iniciada a pré-venda da picape. Porém, novas informações dão conta de que a mais nova concorrente de Fiat Strada, Fiat Toro e Renault Oroch ainda levará um tempo para chegar às mãos de seus compradores — que, inicialmente, serão poucos.
Durante uma apresentação para concessionários, a fabricante anunciou que apenas 2.000 unidades estarão disponíveis na pré-venda, sempre nas versões LTZ e Premier. Quem fechar negócio na ação, porém, só terá a nova Montana na garagem em fevereiro de 2023.
As condições mudarão quando a picape chegar de fato às lojas, também em 2023. A partir daí, a GM, também segundo dito na apresentação aos concessionários, pretende derrubar os números de vendas das picapes da Fiat, reafirmando uma fala de meses atrás.
O plano é vender cerca de 5.000 unidades da picape por mês, mais do que a média atual de 4.000 unidades da Fiat Toro, mas menos do que as 7.300 unidades mensais da Strada.
A Oroch também está no radar da Montana, mesmo que a picape da Chevrolet tenha previsão de ter preços acima do modelo da Renault (e abaixo da Toro). Ou seja, podemos esperar por preços iniciais perto dos R$ 120.000, considerando a Montana com motor 1.2 turbo e câmbio manual de seis marchas. As versões mais caras unirão o mesmo motor a um câmbio automático, também de seis marchas.
A lista de equipamentos da nova Montana ainda é desconhecida, apesar de alguns spoilers dados pela GM, como faróis full-led, conexão 4G com Wi-Fi, sistema de estacionamento semiautônomo, atualização de software remota e piloto automático. A novidade fica para o carregador de celulares por indução e conexão Wi-Fi grátis por um ano em todas as versões.
Visual a conta gotas
Exceto se a Chevrolet resolver divulgar antes da hora, o visual final da nova Montana só será conhecido no primeiro dia de dezembro. Porém, já é possível montar um quebra-cabeças com o que foi revelado até agora.
A dianteira, exaustivamente apresentada em imagens da picape camuflada, já tem linhas óbvias e confirmadas por uma imagem “misteriosa” divulgada há alguns dias. Na prática, ela utiliza a mesma solução de divisão dos faróis da Fiat Toro, com uma assinatura superior e os refletores principais em uma posição mais baixa.
Na traseira, revelada na última quinta-feira, a Montana exibe lanternas de dimensões reduzidas e interligadas por uma faixa preta — há quem diga que essa remete ao Peugeot 208. Logo abaixo, o nome da marca aparece em baixo relevo.
O interior da picape também teve pedaços revelados pela marca, além de flagras feitos pelas ruas brasileiras. O quadro de instrumentos será analógico, ao menos nas versões mais baratas, e a central multimídia será destacada do painel, como no Tracker RS chinês. Os bancos serão os mesmos do Tracker brasileiro, mas os painéis de porta serão exclusivos da Montana.