Nova geração do Jeep Renegade chega em 2027 com plataforma do C3
Nova geração do Jeep Renegade custará menos, terá versão elétrica e poderá ser fabricada no Rio de Janeiro com motor 1.0 turbo
O Jeep Renegade como conhecemos sairá de linha até 2027, para quando a Stellantis anunciou o lançamento da segunda geração do SUV compacto com estratégia completamente reformulada. Sua missão é se tornar o carro mais barato da Jeep, a ponto de prometerem uma versão elétrica por menos de 25.000 dólares, ou R$133.000 – faixa de preço dos Renegade 1.3 turbo mais baratos no Brasil.
Haverá versões com motor a combustão, possivelmente híbridas, que custarão ainda mais barato. E o segredo para garantir o baixo preço pode ser utilizar a única plataforma compacta sobre a qual a Stellantis está desenvolvendo novos produtos atualmente: a CMP/e-CMP, usada pelos Citroën C3 e Aircross, Peugeot 208 e novo 2008, Jeep Avenger, entre outros.
Essa mudança, inclusive, poderia mudar a fábrica onde hoje é produzido o Jeep Renegade no Brasil. Em vez de sair da fábrica de Goiana (PE), que hoje produz carros com a plataforma Small Wide (que será substituída pela STLA Premium no futuro), poderá ser deslocado para Betim (MG), que ainda será adaptada à nova plataforma, ou para Porto Real (RJ), que já fabrica a linha C3 com a plataforma CMP.
Inclusive, em maio a Stellantis anunciou que um novo modelo de automóvel será fabricado em Porto Real junto com C3, Aircross e Basalt. Não deram pistas sobre o novo carro, tampouco sobre a marca.
O Autos Segredos já havia sinalizado que um Jeep poderia ser fabricado em Porto Real, mas o Avenger. Pelo cronograma, porém, faz sentido que o carro em questão seja a nova geração do Renegade em vez de o Avenger (que foi apresentado em 2022) fazer sua estreia no Brasil já com cinco anos de mercado.
Desta forma, é possível esperar que a nova geração do Jeep Renegade faça sua estreia no Brasil com a futura versão híbrida leve do motor 1.0 Turbo, com auxílio de motor-gerador de 12V e câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas.