Lançado em 2022, o Citroën C3 atual veio para ser barato, e conseguiu. Um dos veículos mais em conta do Brasil, ele oferece valioso espaço extra frente a Renault Kwid e Fiat Mobi. Também há versões mais caras, com motor 1.6, além de design que, ainda subjetivo, certamente é mais interessante que o estilo “burocrático” dos concorrentes.
Mesmo assim, o C3 ainda fica longe de Kwid e Mobi nas vendas, e a Citroën prepara uma novidade importante: o motor 1.0 turbo mais potente do país. É utilizando esse propulsor de 130 cv e 20,4 kgfm que o novo Citroën C3 2025 deverá ser, também, a forma mais barata de se ter um carro zero-km turbinado.
O C3 turbo já está em testes finais, e QUATRO RODAS fez contato com pessoas envolvidas no projeto como uma segunda apuração. Como cada centavo importa, entretanto, não espere muita coisa além da potência e torque extras.
Quais os problemas do Citroën C3?
Nada incomoda tanto os donos do novo C3 quanto o acabamento e a durabilidade. É o que ouvimos de uma fonte ligada ao desenvolvimento e interações incrementais do projeto CC21 (Novo Citroën C3).
Não surpreende, já que, em nossos primeiros contatos com o compacto, adiantamos que itens como a chave rústica, comandos de vidro traseiro no console e rebarbas plásticas causariam aborrecimento. Outro aspecto foi o surgimento de falhas que, de tão constantes, levaram os concessionários a ameaçar com processo a Citroën no ano passado.
Segundo apuramos, muito teve a ver com a condução turbulenta do Novo C3, que ocorreu junto à fusão de FCA e PSA e ainda teve o desenvolvimento dividido entre brasileiros e indianos (com objetivos por vezes distintos).
Logo, o timing parece adequado para o C3 passar por uma revitalização na imagem, aproveitando a chegada do Basalt. Nada melhor que ostentar o motor T3, que já equipa Fiat Pulse, Peugeot 208, Fiat Strada, Fiat Fastback, Citroën C3 Aircross etc.
Como é o Citroën C3 T200?
Uma versão já pronta é o Citroën C3 YOU, que também usará o câmbio CVT. Em termos de equipamentos, a principal adição deverá ser o quadro de instrumentos digital de 7”, substituindo o simplório velocímetro que sequer é acompanhado do conta-giros.
Acontece que o C3 YOU já faz parte de um novo padrão global de versões adotado pela marca. Nesse padrão, os YOU são modelos básicos, seguidos respectivamente dos PLUS e MAX. E o que isso significa? Que, provavelmente, haverá mais C3 turbo a caminho, em variantes mais equipadas que substituirão aquelas com motor 1.6 aspirado, de 120 cv e 15,7 kgfm.
Nos hipotéticos C3 PLUS e C3 MAX, podemos esperar por itens do Aircross, como bancos em material que imita couro, rodas diamantadas em aro 16 ou 17 e faróis em LED. Mas o C3 YOU já pode oferecer melhorias importantes para a percepção do comprador.
Além do quadro de instrumentos, há chances de mudança da chave por uma do tipo canivete e até de ar-condicionado digital. Aproveitando as adaptações para o novo motor, é natural que a Stellantis esteja fazendo o máximo que dá para melhorar a resposta da suspensão do carro sem que precise trocar muitas peças. Por fim, também deve haver foco no controle de qualidade e mudanças pontuais no acabamento interno.
O Citroën C3 YOU deve chegar às lojas em alguns meses, com a pretensão de ser o carro turbo mais barato do Brasil. Por conta disso e do reposicionamento na gama, não se assuste se o compacto estrear por cerca de R$ 90.000, ainda que em preço promocional.