Novo compacto da Fiat é quadrado como Uno e antecipa substituto do Argo
Novo Fiat Panda dará origem a hatch nacional com jeitão de SUV e a imprensa europeia arrisca: será o novo Fiat Uno
A semelhança com o Fiat Uno não é à toa. Os Fiat Panda e Uno sempre tiveram projetos muito parecidos entre si, especialmente em porte e soluções de aproveitamento de espaço. A novidade é que a Stellantis está desenvolvendo uma nova geração do Fiat Panda, que será elétrica mas pode render derivados no Brasil.
A grande novidade é o vazamento das primeiras imagens de patentes do novo Fiat Panda elétrico, que está previsto para ser lançado em julho, ao mesmo tempo que a atual geração passará por atualizações para seguir em produção até 2026. De acordo com a imprensa europeia, enquanto a nova geração será chamada de New Panda ou Panda-e, o antigo será chamado de Panda 500.
O fato é que todos os carros compactos da Stellantis criados a partir de agora serão baseados na plataforma CMP. Não surpreende, portanto, seu estilo de SUV urbano como o do Citroën e-C3: ambos os carros compartilharão a plataforma e compartilharão a fábrica na Sérvia.
A frente é elevada e tem uma barra iluminada que encontra a assinatura de leds dos faróis, mas com pontos sem iluminação em alusão à tomada de ar assimétrica das gerações passadas do Panda. O para-choque tem outras luzes de led ovais e uma parte central que parece uma grade, mas que pode ser completamente fechada.
Esse plástico texturizado em barras reaparece na base das portas, complementando o visual aventureiro proporcionado pelas molduras das caixas de roda. Não há vincos nas laterais e as janelas tem cortes retos e cheios de arestas, como nos primeiros Panda.
Na traseira, aparentemente o Fiat Mobi fez escola. A tampa traseira parece ser de vidro, ainda que as lanternas aparentem estar nela e tenham uma barra as atravessando. Com isso, o para-choque também é bastante elevado.
Como o Citroën C3, o novo Fiat Panda terá algo próximo dos 4 m de comprimento. Como o compartilhamento de motores sem alterações é comum entre os carros da Stellantis, a versão elétrica do Panda poderá ter os mesmos 113 cv do C3 elétrico vendido na Europa e também a mesma bateria de 44 kWh, o suficiente para rodar 300 km no ciclo WLTP.
Um ponto de partida para o Fiat Argo 2026
Essa semelhança técnica entre os carros compactos da Stellantis muito tem a ver com a nova geração (ou o substituto) do Fiat Argo fabricado no Brasil. O hatch brasileiro será uma adaptação da nova geração do Fiat Panda. A equipe de Betim (MG) colabora com o Velho Continente há anos, a fim de adaptá-lo para as necessidades locais.
Este novo carro compacto que será fabricado justamente em Betim, está previsto para ser lançado até o fim de 2026. O hatch brasileiro se transformará profundamente. Será um compacto com jeitão de SUV, com suspensão mais elevada e robusta, ainda aproveitará a mecânica híbrida leve dos novos Panda a combustão que estarão estreando na Europa simultaneamente.
Mas serão mecânicas diferentes. O Fiat Panda atual até já usa uma versão do motor 1.0 Firefly com sistema híbrido leve de 12V e uma solução parecida será usada no Brasil, mas com motor flex. O motor 1.0 turboflex MHEV também será oferecido. A nova geração, por sua vez, terá um sistema 48V combinado ao motor 1.2 Puretech, que está descartado para o Brasil.
Por isso é delicado afirmar que manterá o nome “Argo”. Sendo a Fiat, não surpreenderá se o hatch atual continuar à venda por anos a fio como uma opção mais em conta na linha. A imprensa europeia, inclusive, se arrisca a dizer que o novo hatch estreará no Brasil como “Novo Fiat Uno”.