O novo Honda Civic Type R será vendido no Brasil pela primeira vez em 25 anos de história. E para quem tem dúvidas de que o lançamento será ainda no primeiro semestre, o esportivo apareceu camuflado em uma concessionária da fabricante japonesa em São Paulo nesta manhã.
Será o Civic mais potente já vendido no Brasil, mas também será o Honda mais caro do país: na Europa, custa a partir de 55.500 euros, o equivalente a R$ 306.562 no câmbio atual.
Dividindo o espaço com o Civic e:HEV, recém-lançado, fica fácil notar como o Civic Type R é um carro muito diferente. Não se trata de um sedã híbrido, mas de um hatch médio com motor 2.0 turbo e câmbio manual de seis marchas. Vale lembrar que, diferentemente dos antigos Si, que foram vendidos por aqui nas carrocerias sedã e cupê.
Ainda não há um rival à altura no Brasil, mas o Toyota GR Corolla também está com lançamento confirmado.
A camuflagem vermelha e preta é protocolar, mas permite ver mais detalhes do que nos carros que rodam em testes no interior de São Paulo. O fato é que o Civic Type R 2023 já foi lançado no exterior e QUATRO RODAS já teve a oportunidade de ter suas primeiras impressões com o esportivo.
O motor do Civic Type R
Na Europa, a potência do motor 2.0 i-VTEC turbo subiu para 329 cv (9 cv a mais do que antes) e o torque máximo foi de 40,8 para 42,8 kgfm, a 2.200 rpm (antes, 2.500 rpm). Mas ainda não dá para contar com estes números no Brasil: por conta das regras de emissões, o esportivo poderá ter menos potência no Brasil, como já acontece com o modelo nos Estados Unidos onde tem 319 cv. O torque não muda.
O câmbio manual de seis marchas tem relações e curso encurtados. As mudanças de 2ª para 3ª e de 4ª para 5ª estão mais rápidas e precisas. A função chamada Rev Match eleva automaticamente a rotação do motor em reduções de marcha, numa espécie de “punta-taco” virtual. Esse recurso já existia no Type R de 2017, mas agora também funciona entre a 2ª e a 1ª.
A Honda declara 0 a 100 km/h, 5,4 segundos e velocidade máxima de 275 km/h para seu esportivo com tração dianteira que, por sinal, tem freios a disco da Brembo. O GR Corolla É equipado com motor 1.6 turbo de 304 cv e 37,4 kgfm, também com câmbio manual, mas tem tração integral.
A camuflagem tenta esconder os muitos elementos aerodinâmicos no esportivo, como uma grande entrada de ar no capô, entradas de ar maiores atrás das rodas dianteiras e a tomada de ar frontal, abaixo da grade, mais alta e mais larga para receber o intercooler maior e para canalizar o fluxo de ar para os freios. O carro ainda tem difusor traseiro e aerofólio traseiro fixo (que pode ser de fibra de carbono).
Havia quase nenhuma camuflagem na cabine. Não daria para esconder os bancos dianteiros do tipo concha forrados com um um tipo de camurça vermelha. Atrás, os bancos são de veludo preto. O que escondem são os logotipos, algumas peças de acabamento e a placa metálica que indica a numeração de cada Type R. O esportivo é uma edição limitada, de 99.999 unidades no mundo inteiro.
Confira mais detalhes exclusivos do Honda Civic Type R