Novo Hyundai Creta usará motor do HB20 e já se prepara para reestilização
Além dos motores confirmados por QUATRO RODAS, versão brasileira do SUV pode estrear mudanças de meia-vida no modelo da Hyundai
O novo Hyundai Creta nem chegou ao Brasil e está prestes a ser atualizado globalmente. Dessa vez, entretanto, nosso país pode compensar o atraso e oferecer, em primeira mão, algumas novidades previstas ao SUV, capa de QUATRO RODAS em abril.
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Com lançamento programado para o segundo semestre por aqui, o novo Creta já roda em testes públicos pelas ruas brasileiras. Enquanto fontes adiantam as novidades para o mercado nacional, foi do outro lado do mundo que essas mudanças ganharam forma. Isso porque vieram de países asiáticos os flagras de protótipos com estética modificada.
Mesmo sob forte camuflagem, é possível notar supostas características emprestadas da picape Santa Cruz, por exemplo, como faróis mais integrados à grade frontal com geometria característica da fabricante.
Lançado em 2019 na China e 2020 na Índia, o atual Creta se aproxima da meia-vida, encurtada pela guinada da Hyundai rumo à eletrificação, com foco na nova plataforma E-GMP. As vendas do SUV compacto agradam, mas a solução das polêmicas estéticas podem ampliar seu sucesso comercial e facilitar sua estreia brasileira.
Desse modo, não surpreende a pressa da coreana em modificar o carro, que mantém carroceria intocada e aproxima o modelo dos “traços paramétricos” de Tucson e Santa Cruz com novos para-choques.
As fotos sugerem que o esquema de grades e faróis unidos será adotado, mas haverá uma reorganização na iluminação. Assim, as DRLs ficariam embutidas à grade, como no Tucson, e os faróis principais iriam para os conjunto instalados no para-choque. Nestes mesmos nichos deverão ficar os faróis de neblina.
A traseira também passará por mudanças e, por mais que a camuflagem exerça bem seu papel, é possível notar um rearranjo das peças luminosas. Seguindo a receita do Tucson, não seria arriscado apostar que o SUV investirá nas réguas horizontais luminosas, substituindo as partes em preto do modelo atual que geram certa confusão e parecem deixar os elementos “flutuando”.
A princípio, o modelo nacional chegará às concessionárias praticamente igual ao mexicano, com exceção de pequenos detalhes visuais e opções de motorização. A Hyundai, entretanto, pode aproveitar a oportunidade para introduzir primeiras novidades do Creta, abrindo caminho para a mudança profunda em 2022.
Motores do novo Hyundai Creta brasileiro
Após certo suspense, dados obtidos por QUATRO RODAS confirmam que a Hyundai lançará o SUV compacto no Brasil com o mesmo 1.0 turbo GDI do HB20, capaz de entregar até 120 cv e 17,5 kgfm. As versões mais caras, por sua vez, usarão mesmo 2.0 da versão atual, com 166 cv e 20,5 kgfm, sempre com transmissão automática.
Os dados mostram que, ao todo, serão quatro versões do Creta com motor 2.0: Exclusive, Limited, Platinum e Ultimate. Além destas, há mais 10 configurações com o 1.0 turbo: Absolut, Comfort, Dynamic, Icon, Innovation, Limited, Master, Sensation, Style e Tech.
É improvável que a Hyundai lance todas as 14 versões, mas as nomenclaturas registradas reforçam que o motor mais potente ficará restrito às versões mais caras. Há hipótese, também, de que alguns desses modelos serão lançados posteriormente, já na transição ao novo modelo, previsto para o ano que vem.
Ao fim do processo de reestilização, não espera-se alterações na carroceria ou plataforma, mas a hibridização está no radar. Também são especuladas mudanças no câmbio, que poderá receber opção CVT no lugar do automático de sete marchas da vez.
O interior dos protótipos não foi revelado, mas a imprensa asiática dá conta de que, novamente, Santa Cruz e Tucson ditarão a receita: cluster de instrumento flutuante, central multimídia integrada ao painel analógico e tecnologias de assistência veicular que podem incluir até head-up display.
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