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Novo Nissan Kicks 1.0 turbo flex não será muito mais potente que o 1.6

Nova geração do Nissan Kicks estreia em 2025 com novo motor 1.0 turbo, mas conservadorismo da Nissan com o uso do etanol pode deixá-lo fraco

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 ago 2024, 12h00
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  • As confirmações a Nissan já fez: a nova geração do Nissan Kicks será fabricada no Brasil a partir de 2025 e com um novo motor 1.0 turbo também fabricado na unidade de Resende (RJ). Mas a revolução que este motor fará tende a ser limitada.

    O Nissan Kicks não utilizará o mesmo motor 1.0 turbo do Renault Kardian (que tem 125 cv e é fabricado pela Horse, joint venture entre Renault e Geely para fabricação de motores). A Nissan fabricará seu próprio motor 1.0 turbo, da mesma família HR10, mas que na prática será um motor diferente. Isso, mesmo sendo parte da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi

    Nissan Kicks 2022
    Nissan Kicks da primeira geração será reestilizado mais uma vez (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Não é a primeira vez que isso acontece. No passado, os Nissan March e Versa utilizavam motores três cilindros 1.0 aspirados diferentes dos três cilindros 1.0 dos Renault Sandero e Logan, com diâmetro e curso dos pistões diferentes.

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    A diferença será ainda mais perceptível nos números de potência e torque, pois a Nissan é mais conservadora ao definir a entrega dos seus motores. A fabricante japonesa não explora o ganho de potência que pode ser proporcionado pelo álcool em seus motores flex.

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    Motor Renault HR10 já está em uso na Europa
    Há algumas linhas de motores HR10 em uso por Nissan e Renault (Divulgação/Renault)

    Informações preliminares dão conta de que a potência do novo motor três cilindros 1.0 turbo com injeção direta da Nissan poderia ficar ao redor dos 118 cv com torque em 200 nm (20,4 kgfm) em sua configuração final, independente se o combustível for gasolina ou etanol. Além disso, continuaria sendo equipado com câmbio CVT em vez do câmbio de dupla embreagem com seis marchas usado pela Renault.

    Se não houver ganho nas entregas do motor 1.0 durante seu desenvolvimento, o ganho frente ao atual motor 1.6 16V não será tão grande quanto poderia ser. Na última atualização para o Proconve L7, o Nissan Kicks passou a ter tem 110/113 cv e 15,2/15,3 kgfm. Antes, tinha 114 cv e 15,5 kgfm com os dois combustíveis.

    O ganho virá, na verdade, da entrega de torque mais cedo e nas respostas mais imediatas proporcionadas por um motor turbo moderno. E isso será especialmente importante para a nova geração do Nissan Kicks, que é um carro maior e cerca de 150 kg mais pesado que o atual.

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    Nova geração do Kicks conviverá com a antiga

    2025 Nissan Kicks
    Nissan Kicks 2025 (Divulgação/Nissan)

    A produção nacional da nova geração do Nissan Kicks não tira de linha a primeira geração, lançada em 2016 e fabricada no Brasil desde 2017. O modelo mais antigo será reestilizado pela segunda vez para se manter à venda como o SUV mais barato da Nissan.

    2025 Nissan Kicks
    Nissan Kicks 2025 (Divulgação/Nissan)

    A reestilização, a preparação da fábrica de Resende para a nova geração e a produção local do novo motor 1.0 turbo consumirá o investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado em 2023 e que vai até 2025. Além disso, será feita a ampliação das linhas de montagem, com novas máquinas e equipamentos.

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    O design do Nissan Kicks 2025 é completamente diferente e as dimensões também: tem 4,37 m de comprimento e 2,66 m de entre-eixos, sendo 5,6 cm e 3,6 cm maior que o modelo da geração anterior, respectivamente. Ainda são 1,80 m de largura e 1,63 m de altura, um ganho de 4 cm na largura e 2 cm na altura em relação ao modelo atual. O novo Kicks ainda oferece 4,3 cm extras para os ombros e 2,2 cm adicionais às pernas dos ocupantes.

    2025 Nissan Kicks
    Nissan Kicks 2025 (Divulgação/Nissan)

    Por dentro, chama a atenção o par de telas flutuantes de 12,3 polegadas. , que funcionam como quadro de instrumentos digital e central multimídia. Também há um maior refinamento técnico, pois a nova geração trocou a suspensão traseira de eixo de torção pelo sistema multilink, independente.

    Desta forma, a nova geração terá porte e equipamentos de SUVs médios. Mas se nos Estados Unidos usa um motor 2.0 aspirado com 150 cv para isso, por aqui poderá ficar devendo algum fôlego no motor para isso.

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