O Toyota Yaris já tem uma nova geração na Ásia desde 2022. A novidade é que o design do novo sedã compacto da Toyota foi registrado no escritório de patentes da Argentina, sinalizando que logo chegará ao mercado sul-americano. As imagens foram publicadas pelos parceiros da Parabrisas.
A evolução deste novo Yaris equivale a do Honda City ao trocar de geração, no ano passado. O Toyota está maior, quase do tamanho do Corolla, graças ao uso da nova plataforma DNGA, uma variante menor e mais simples da TNGA do Corolla e do RAV-4.
É a mesma plataforma que servirá de base para um futuro SUV compacto da Toyota. Contudo, por enquanto não há anuncio de investimento para a fábrica de Sorocaba, que produz o Yaris (além do Corolla Cross e do Etios para exportação). O último investimento, de R$ 1 bilhão, viabilizou a produção nacional do Corolla Cross, lançado em 2021.
Com forte inspiração no visual do Camry, como no formato e na posição dos faróis full-LED, além da enorme grade com barras horizontais, o Toyota Yaris 2024 só teve a versão sedã apresentada até o momento. A carroceria com caimento do teto suave tem coeficiente aerodinâmico de bons 0,28 Cx. O formato da carroceria, com um quê de cupê ou fastback, também é uma novidade no modelo, assim como a janela espia na coluna C.
Quando visto de traseira, o novo Yaris em nada remete ao seu antepassado, mas sim ao concorrente da Honda. As lanternas têm formato simples, com iluminação totalmente em LED, e são interligadas por uma barra acima do rebaixo da placa. O para-choque, liso, tem apliques plásticos em suas extremidades que simulam saídas de ar.
Na cabine, o Toyota Yaris tem painel mais moderno, com traços retos e uma mistura de materiais e cores. Há central multimídia com tela “flutuante” de 8 ou 9 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, partida do motor por botão, piloto automático adaptativo e ar-condicionado digital automático com saídas traseiras.
Na Tailândia, onde o modelo foi desenvolvido e lançado primeiro, a lista de equipamentos ainda inclui alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída involuntária de faixa, freio de estacionamento eletrônico com função autohold, câmera dianteira para gravações, assistente de partida em rampas, alerta de tráfego cruzado traseiro e seis airbags.
Híbrido, mas não agora
Rumores apontam que esta nova geração do Yaris será equipada com um conjunto híbrido, formado por um motor 1.5 a gasolina e outro elétrico. A mecânica seria mais uma arma contra o City, além dos já citados visual e nível de tecnologia. No entanto, a Toyota não falou sobre a combinação, que deverá ficar para um segundo momento.
Por enquanto, o sedã tailandês foi lançado só com motor 1.2 de quatro cilindros com 95 cv e 11,2 kgfm, sempre com câmbio automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas. São três modos diferentes de condução (Eco, Normal e Sport) e os freios são a disco nas quatro rodas.