A reestilização do Volkswagen Polo será tão óbvia quanto se esperava: o hatch compacto aproveitará o mesmo design da dianteira da versão europeia, mas terá traseira exclusiva. Ou quase isso.
Imagens do registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) da Argentina, obtidas pelo Motor 1, mostram que o Polo 2023 até terá mudanças na traseira, com direito a novo para-choque, com nicho de placa maior e peça simulando extrator. Mas as lanternas terão o mesmo formato.
Não quer dizer que as lanternas serão as mesmas, mas elas não evoluirão para avançar sobre a tampa do porta-malas. O que vai mudar é a disposição das luzes e a coloração: serão lanternas mais fumê do que vermelhas.
A dianteira também tem seus traços de personalidade, pois os faróis, apesar de serem de leds, têm desenho exclusivo.
Dados oficiais vazados anteriormente comprovam, ainda, o lançamento do Polo 170 TSI, com motor 1.0 12V TSI em configuração de 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina.
É o mesmo motor do Up TSI, com direito ao mesmo torque: 16,8 kgfm com os dois combustíveis. No Polo, terá apenas câmbio manual de cinco marchas. O Virtus 2023, porém, terá câmbio automático de seis marchas.
O consumo de ambos já é conhecido. O Polo 170 TSI faz 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol. Usando gasolina, melhora para 13,8 km/l e 16,5 km/l.
Virtus TSI manual já teve os dados de consumo divulgados pelo Inmetro: com etanol, são 9,6 km/l (cidade) e 11,4 km/l (estrada); a gasolina, o conjunto rende 13,8 km/l (cidade) e 16,3 km/l (estrada).
O Virtus TSI automático usará o câmbio de seis marchas EAT6, o mesmo das antigas versões com motor 1.6 MSI. Nessa configuração, o sedã, com etanol, faz 8,7 km/l (cidade) e 11,0 km/l (estrada). A gasolina, são 12,4 km/l (cidade) e 15,6 kml (estrada).
Versões Comfortline e Highline, porém, seguirão com o motor 1.0 TSI com até 128 cv e 20,4 kgfm, sempre com o câmbio automático de 6 marchas. O 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm continuará restrito às versões GTS.