Subaru Forester e XV terão versões híbridas com motor boxer no Brasil
Estratégia de eletrificação da marca envolverá importação de SUVs 4x4 híbridos que prometem talento nas trilhas. Forester e XV estão homologados no Brasil
Sabe aquela pessoa que só aparece para compartilhar notícias ruins? Ela pode melhorar aprendendo com a Subaru, que anda sumida no Brasil mas prepara uma guinada interessante, com a chegada de novas versões híbridas de seus utilitários ao portfólio local.
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Informações obtidas com exclusividade por QUATRO RODAS confirmam que a japonesa já homologou no país versões mild hybrid (sem conexão à tomada) dos SUVs Forester e XV. O Forester, inclusive, já foi flagrado por fontes internas, que cederam, sob confidencialidade, as imagens à reportagem.
O Forester seguirá vendido sua versão convencional, mas a Subaru também venderá o novo Forester S MHEV, que une o conhecido motor 2.0 boxer de quatro cilindros (150 cv/19,8 kgfm) ao elétrico do tipo PMSM, de corrente alternada (16,7 cv/6,7 kgfm).
Batizado obviamente de e-Boxer, o conjunto não tem dados de potência e torque combinados ao público, mas a fabricante exibe satisfeita sua capacidade de, por exemplo, levar o Forester (utilitário de 1,7 tonelada) do zero aos 100 km/h em 11,8 segundos, com máxima de 188 km/h.
Não impressiona, mas até melhora quando vemos o consumo prometido do modelo. Em ciclo NEDC, mais generoso, o carro atinge 13,5 km/l na cidade, enquanto na estrada chega aos 15,6 km/l, sempre com tração integral e vetorização de torque.
A pequena diferença entre os cenários ocorre por conta do sistema híbrido, que atua principalmente em baixas velocidades e, além de oferecer respostas mais rápidas, também melhora a eficiência na cidade, enquanto na estrada o 2.0 comanda os trabalhos.
O mesmo arranjo mecânico vale para o Subaru XV S MHEV, também homologado no Brasil. Assim como outros modelos equipados com e-Boxer, o motor 2.0 se mantém no eixo dianteiro da dupla, enquanto o elétrico fica alinhado ao centro de gravidade do carro.
Para incrementar a estabilidade, baterias e componentes do sistema elétrico ficam sobre o eixo traseiro, no que a empresa julga ser o melhor arranjo em termos de equilíbrio. Tudo isso é comandado junto aos freios pelo sistema X-Mode, que gerencia ativamente o controle do carro mediante as condições de pista. Além de rampas íngremes o mecanismo atua em cenários de aquaplanagem e, claro, em trechos de terra.
Variante off-road do clássico Impreza, o Subaru XV também não é um espetáculo de agilidade, indo de 0 a 100 km/h em 10,7 s e atingindo máxima de 193 km/h. Cerca de 100 kg mais leve, ele faz cerca de 13,7 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada, também com 4×4 e em ciclo NEDC. No teste brasileiro o carro atingiu, em regime combinado, 16,8 km/l.
A estratégia de importar modelos híbridos do Japão se alinha com a proposta global da Subaru, que acaba de anunciar o Solterra, seu primeiro SUV elétrico, que chegará às lojas ao longo de 2023.
Em duas versões 2.0, o XV custa entre R$ 163.900 e R$ 172.900, enquanto o Forester 2.0 varia de R$ 193.900 a 203.900. Caso o mesmo fator de conversão em relação ao mercado australiano, por exemplo, seja aplicado, o Subaru XV S MHEV custará cerca de R$ 180.000, enquanto o Forester S MHEV terá preço na casa dos R$ 204.000.
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