SUV do Civic terá preço de Corolla Cross e chega ao Brasil no ano que vem
Com nome definido, Honda ZR-V quer reviver duelo clássico com o Corolla; dessa vez no segmento dos utilitários
Tamanho o vigor que vem atualizando sua linha global, a Honda chegou a confundir quem viu o lançamento do Honda HR-V americano — que nada tem a ver com o SUV brasileiro. Como previsto, entretanto, o HR-V americano chegará ao Brasil no ano que vem, batizado de ZR-V. A informação veio direto do vice-presidente comercial da marca no Brasil, Roberto Akiyama, durante evento nesta quinta-feira (23).
Com essa confirmação, o Brasil reviverá uma rivalidade histórica entre Honda e Toyota. Ainda que o Corolla, nacional, tenda a superar tranquilamente o volume de vendas do novo Civic, que virá importado, a “rixa” será repetida, com mais competitividade, no segmento dos SUVs médios.
É questão de “DNA”, uma vez que novo o Honda ZR-V usa a mesma plataforma da 11ª geração do Civic. Ainda que a geometria de suspensão do utilitário seja própria, ele também imita o irmão na suspensão traseira independente e no uso de componentes de baixa fricção no virabrequim, a fim de melhorar a eficiência do motor.
A imprensa norte-americana aprovou as mudanças, com a Car&Driver ressaltando que a suspensão multilink, aliada à maior rigidez torcional da carroceria, fez do SUV uma “maquininha prazerosa”. A publicação estrangeira também elogiou o conforto interno e o acerto da direção, com certo grau de “alegria”.
Importado com preço de nacional
Ainda que as versões brasileiras permaneçam em segredo, Roberto Akiyama confirmou que o Honda ZR-V terá faixa de preço próxima a do Corolla Cross. Segundo o executivo, o SUV médio recém-lançado na América do Norte será importado do México, aproveitando a isenção de imposto de importação fruto de um acordo com o Brasil.
Desse modo, o Honda ZR-V poderia ter preços próximos do Toyota Corolla Cross XRX Hybrid, versão topo de linha que hoje custa R$ 204.190. É possível, ainda, que o ZR-V topo de linha seja mais barato, uma vez que ele não terá versões híbridas à venda no mercado brasileiro.
A expectativa é que o lançamento utilize o mesmo 1.5 turbo do novo Civic, com números na casa dos 182 cv e 24,5 kgfm. Outra possibilidade, menos empolgante, é o 2.0 aspirado do mercado norte-americano, com 160 cv e 19,1 kgfm — principal defeito do carro, na opinião da revista estrangeira.
Como vem fazendo até na sua submarca esportiva Acura, a Honda equipará todas as versões do ZR-V com câmbio CVT; questão de economia. O periódico AutoGuide, que guiou o utilitário por vias íngremes no noroeste dos Estados Unidos, ressaltou que, definitivamente, não é a escolha mais emocionante do mundo, mas que a transmissão continuamente variável, com novos ajustes, consegue tirar mais emoção do que parece.