Último VW Golf GTI vaza e terá primeira central multimídia com chat GPT
Com mudança leve no visual, novo Golf MK8.5 foi o escolhido para mostrar a nova central da VW integrada com inteligência artificial
Listamos aqui alguns dos mais icônicos esportivos que “morreram” em 2023. Mais cedo ou mais tarde, quem também vai figurar nesta lista é o Volkswagen Golf GTI. Mas antes do fim, a fabricante alemã está preparando os últimos retoques para a versão derradeira do hot hatch com motor a combustão, que chegará em algum momento de 2024. As primeiras imagens, tanto de vazamentos quanto do carro em testes, já foram divulgadas.
Chamada de geração MK 8.5, por ser uma reestilização da oitava geração, o novo Golf 2025 apareceu em imagens oficiais coberto por uma estilosa camuflagem, mas que não esconde muitos detalhes. Apesar disso, a maior surpresa não foi no visual do hatch — que, a propósito, não mudou muito — mas sim no interior.
O Golf foi escolhido para mostrar a nova central multimídia da Volkswagen, que será integrada ao Chat GPT. A inteligência artificial vai expandir a capacidade do assistente virtual do carro, sem alterar seu funcionamento. O que muda é que além de comandos simples como mudar a música, o novo sistema poderá também fazer pesquisas e responder perguntas mais complexas da mesma forma que o software funciona nos computadores e smartphones.
De acordo com a montadora, além do Golf, esse sistema já vai estar disponível em toda sua linha de elétricos (ID.3, ID.4, ID.5, ID.7), no Tiguan e no novo Passat, todos disponíveis na Europa, a partir do segundo semestre de 2024. A Volkswagen também disse que estuda implementar o sistema nos EUA.
Além disso, o próprio design da nova central multimídia já representa um avanço para o Golf. A VW ouviu os seus clientes e trouxe uma tela maior e no estilo tablet, substituindo a antiga central que era pequena e integrada ao painel do carro. Melhor ainda é a substituição dos problemáticos comandos touchscreen no volante, que eram facilmente acionados por acidente, por botões analógicos.
Falando do exterior, as mudanças que foram mostradas não são tão grandes. Na dianteira, a mais notável mudança é no desenho do para-choque e um farol ligeiramente menor, mas com desenho ainda bem semelhante ao modelo atual. A traseira não foi mostrada oficialmente, mas o vazamento de uma imagem digital do carro permite ver o aerofólio muito parecido com o do GTI Clubsport, o novo para-choque e o par de saídas de escape.
Em questão de motor, nada foi divulgado, mas parece difícil a VW abandonar o atual 2.0 TSI de 241 cv. O mais provável é que ele ganhe um upgrade aumentando um pouco sua potência. Sobre a transmissão, os mais puristas podem ficar um tanto chateados. O câmbio manual já foi aposentado, tornando o GTI um carro disponível exclusivamente com câmbio automático.
A boa notícia é que essa atualização pode marcar o retorno do Volkswagen Golf GTI ao mercado brasileiro. Será muito caro, mas uma forma da fabricante alemã oferecer um esportivo moderno em um patamar de preço abaixo dos Toyota GR Corolla e Honda Civic Type R.
Próxima geração do GTI será elétrica
Enquanto a última atualização da oitava geração do VW Golf está prestes de ser lançada, a fabricante já trabalha no desenvolvimento da nona geração do hatch médio. A principal diferença será o fato de o próximo GTI ser um elétrico baseado na mesma plataforma dos Volkswagen ID., mas já prometem mais potência e uma boa autonomia para o esportivo elétrico.