Na semana passada, saudosistas se comoveram quando um Volkswagen Golf de oitava geração foi visto em testes no Brasil. Os boatos de que o icônico hatch faria seu retorno triunfal logo se espalharam, mas a realidade — ainda que interessante — não é tão legal para os fãs do modelo.
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O Golf Mk8 da foto se trata de uma versão híbrida leve, com motor 1.5 turbo, que é uma evolução dos 1.4 utilizados no Brasil. Faz algum tempo que esta unidade do Golf MHEV está no Brasil, inclusive. Mas, com o insucesso do Golf GTE, não é ousadia apostar que sua função aqui é outra.
Na verdade, o hatch serve de “cobaia” para a equipe de calibração de motores da Volkswagen, segundo informação do Overboost BR. A ideia seria ajustar o referido trem-de-força a outros modelos como o Taos, que aparece cortado na imagem e possivelmente tem o mesmo 1.5 instalado. Os novos motores TSI serão eventualmente estendidos à toda linha VW no Brasil dentro de quatro anos, disse a página.
Curiosamente, os 1.5 MHEV estrearão bem antes disso no Brasil: informações de QUATRO RODAS indicam que a Audi usará, já em 2022, esse conjunto no país. A fabricante requintada do grupo Volkswagen pretende usá-lo na próxima linha do Audi A3, compacto ou sedã.
Virtus e Polo a caminho
Enquanto isso, a VW segue trabalhando intensamente em dois modelos já confirmados e com chegada próxima. Tanto que um pelotão de testes da marca foi registrado pelo leitor Marcos Sá, próximo a Campos do Jordão (SP).
Um dos protótipos é o do novo Virtus, levemente reestilizado, que deve ser lançado nos próximos meses. Ainda que não se espere mudanças na motorização, o modelo trará dianteira mais distanciada do Polo, se apoiando no Nivus para renovar seu visual. O SUV cupê cederá elementos da dianteira como os faróis principais, ao passo que, na traseira, haverá máscara negra sobre as lanternas.
Já o Polo em si, também visto no comboio, pertence à linha 2023, que terá poucas mudanças, como se vê na traseira que preserva a maioria dos detalhes atuais.