VW muda projeto e picape “anti-Toro” terá plataforma do Polo
Picape, antes variante do SUV Taos, deve finalmente ir para linha de produção mas com algumas alterações em sua montagem
Em 2018, durante o Salão do Automóvel, a Volkswagen apresentou o conceito de uma picape média, chamada Tarok. Agora, parece que finalmente a marca está preparando seu possível modelo de produção.
O conceito apresentado em 2018 foi diversas vezes adiado pela VW. Ele foi apresentado junto ao Tarek (Taos chinês), que já está em produção há alguns anos. Mas, mesmo com muito atraso, a picape deve enfim estrear.
Internamente, o veículo está sendo chamado de Projeto Udara, mas possivelmente seu nome de produção seguirá como Tarok. O modelo inédito é um dos novos veículos financiados pelo investimento de 5,2 bilhões de reais feitos pela VW no Brasil até 2028.
A nova picape será produzida na fábrica da empresa em São José dos Pinhais (PR) onde hoje é montado o SUV T-Cross. Apesar de inicialmente ter sido planejado como a variante picape do Taos, o modelo deve surgir agora numa plataforma menor, a MBQ A0, mesma utilizada no SUV e outros modelos, como o Polo.
De acordo com interlocutor ligado a fabricante, o modelo terá motor flex e será maior que a Saveiro, se posicionando entre as duas picapes da montadora disponíveis no Brasil, sendo elas a própria Saveiro e, sua irmã mais velha, a Amarok.
Segundo apuração da Mobiauto, a picape tem grandes chances de receber versões com trem de força híbrido. Como será montada na plataforma MQB A0, que suporta motorizações híbridas. Portanto, as chances de uma nova picape híbrida surgir no Brasil são bem grandes.
A produção da picape também é consequência de negociações entre a montadora e o sindicato local, com pautas de bases salariais, participação nos lucros e contratações de novos funcionários. Neste final de semana ocorrerá uma reunião definindo os rumos da unidade.
As primeiras atividades relacionadas a nova picape já estão previstas para o início de 2024. O modelo chega para ser basicamente um projeto “anti-Toro” e deve estrear apenas em 2026.
Além da nova picape, outros três modelos devem chegar às linhas de montagens brasileiras com o grande investimento feito pela VW. São eles, dois modelos híbridos flex, um novo SUV e ainda um novo motor.