O novo ciclo de investimentos da Volkswagen é importante para a fabricação de carros híbridos no Brasil, mas os R$ 9 bilhões alocados até 2028 também será importante para reestilizar todos os SUVs da marca. O ritmo será rápido: o T-Cross 2025 será lançado nos próximos meses e o novo Nivus estreia até o final do ano.
Foi justamente o Volkswagen Nivus 2025 que foi flagrado por Eduardo Campilongo na região do Vale do Paraíba, em São Paulo. A unidade fotografada adianta uma das novas versões que estreiam nessa atualização do SUV cupê.
Não é nem pela roda de aço estar sem calotas. São as rodas de quatro furos que entregam que este é o futuro Volkswagen Nivus Sense 170 TSI, ou seja, a versão de entrada com motor mais fraco – o mesmo do Polo.
O motor em questão ainda é o 1.0 TSI, mas em versão que rende no máximo 116 cv e 16,8 kgfm, e é combinado com uma versão do câmbio automático de seis marchas mais adequada ao motor com menos torque. Isso porque as versões intermediárias do Nivus 2025 manterão o motor 200 TSI, o 1.0 TSI com 128 cv e 20,4 kgfm.
É possível notar, também, que o carro de testes fotografado tem grade e tomada de ar inferior diferentes do carro atual e até parecidas com as usadas no VW Taigo, o irmão mais novo do Nivus vendido na Europa. Contudo, mesmo com a camuflagem é possível ver que faróis e para-choque são os mesmo do Nivus atual.
Este seria o primeiro indício para o Nivus Sense ter uma pequena atualização, mas não ser como os outros, uma diferenciação que existe entre o Polo Track e as demais versões. “Nivus Track” não seria um mau nome.
Além disso, flagra do Nivus 2025 publicado pelo Autos Segredos sugere alterações no para-choque frontal. Mas era uma versão mais completa, com rodas de liga-leve.
Novas versões topo de linha
Além de um Nivus mais básico, a Volkswagen também lançará uma versão mais luxuosa e, finalmente, uma versão esportiva.
Desde o lançamento, em 2020, o Volkswagen Nivus era vendido apenas nas versões Comfortline e Highline, só mais recentemente ganhou a versão Sense. Todas com o motor 200 TSI. A partir da linha 2025, o SUV cupê terá versões Sense 170TSI, as Comfortline e Highline com motor 200 TSI e as inéditas versões Exclusive e GTS, ambas com motor 250 TSI.
Sim, 250 TSI é o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm aguardado há muito. Mas o sucesso de vendas do Virtus Exclusive (contra o fracasso do antigo Virtus GTS com exatamente a mesma dinâmica) parece ter encorajado a Volkswagen a lançar uma versão mais potente e com visual mais conservador do Nivus.
Quem aguarda um Nivus esportivo ainda será atendido pelo Nivus GTS. Rodas aro 18, barra iluminada na grade frontal e faróis full-led matrix serão alguns dos destaques da nova versão.
Além do mais, muito da reestilização do Volkswagen Nivus fabricado no Brasil virá do Taigo europeu. E isso poderia até se estender à barra iluminada interligando as lanternas traseiras, embora os flagras não confirmem. Lanternas e faróis terão desenhos distintos no Brasil, pois dependem dos fornecedores locais – exceto os matrix.