A Volkswagen esperou os Gol e Voyage saírem de linha para iniciar a fase final de testes de mais uma atualização para a picape compacta Saveiro. O projeto está na mesa dos engenheiros há pelo menos dois anos, mas só agora a picape atualizada começou a rodar em testes para estrear como linha 2024.
Como a Volkswagen Saveiro permanecerá em produção até segunda ordem – provavelmente, até conseguirem tirar do papel uma picape do porte da Fiat Toro e da nova Chevrolet Montana – e receberá uma nova atualização visual para tentar disfarçar os quase 14 anos da atual geração e para se tornar mais competitiva e brigar, pelo menos, com a nova geração da Fiat Strada.
Isso explicará os leds diurnos nos faróis e a adoção de controles de estabilidade e tração de série em todas as versões.
A nova dianteira tentará se aproximar dos VW mais recentes, como Nivus, Polo Track e Taos, com grade maior e novos nichos para os faróis de neblina em forma de “L” invertido. Na comparação com nossa projeção, feita em meados de 2021, os flagras publicados pelo Motor1 revelam que a grade superior terá duas aletas em vez de três, mas a inferior tem duas aletas. Os faróis não aparentam ter leds.
A traseira receberia, além de novas lanternas com fundo acinzentado, uma barra preta brilhante interligando-as. Depois o projeto passou a prever uma barra fosca. Mas nada de alto relevo que possa ser visto através da camuflagem, além de um novo para-choque traseiro.
Uma das novidades da Saveiro 2024 não é tão nova assim. Os controles de estabilidade e tração passarão a estar presentes em todas as versões, e não mais apenas na Saveiro Cross. É um movimento que já foi adotado na Argentina neste início de ano.
A mecânica será a mesma de hoje. O motor 1.6 16V da família EA211 passou a ser usado no início de 2022, na linha 2023, sem qualquer alarde da Volkswagen, pois o antigo motor 1.6 8V da família EA111, da Volkswagen, que não cumpriria as exigências de emissões do Proconve L7.
Terá gostinho de novidade. O motor 1.6 16V é mais forte, tem 106 cv com gasolina e 116 cv com álcool (5.750 rpm), enquanto o torque vai de 15,4 kgfm a 16,1 kgfm (4.000 rpm). O antigo entregava 101/104 cv e 15,4 e 15,6 kgfm. Até então, o 1.6 16V só equipava a Saveiro Cross, que hoje custa R$ 123.080.
Imagine o preço com câmbio automático de seis marchas, este sim novidade para a picape compacta. Será uma resposta à Fiat Strada CVT, mas a Volkswagen poderia ter ditado essa tendência anos atrás e perdeu a chance.
Vale lembrar que a Volkswagen Saveiro deixou de ter a opção de carroceria cabine estendida. Esta atualização estará disponível apenas com cabine simples e dupla, sendo que a carroceria cabine dupla terá outra versão abaixo da Cross, possivelmente com o retorno da versão Highline. O lançamento será em meados deste ano e, tomara, com reposicionamento de preços.
Versões e preços da Volkswagen Saveiro 2023:
VW Saveiro Cabine Simples Robust – R$ 91.800
VW Saveiro Cabine Simples Trendline – R$ 96.780
VW Saveiro Cabine Dupla Robust – R$ 108.490
VW Saveiro Cabine Dupla – R$ 123.080