Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW vai investir quase R$ 5,5 bi para fazer híbridos e elétricos no Brasil

Volkswagen planeja estender seu atual ciclo de investimentos no Brasil até 2028 com novo aporte para viabilizar híbridos e elétricos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 set 2023, 15h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Volkswagen começou a negociar com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Paulo, uma ampliação do seu atual ciclo de investimentos no Brasil. No final de 2021 a fabricante anunciuou um investimento de R$ 7 bilhões até 2026. O novo ciclo seria de 1 bilhão de euros (R$ 5,3 bilhões na cotação atual) e estenderia o ciclo até 2028.

    De acordo com o site Autoindústria, o diretor administrativo do sindicato, Wellington Messias Damasceno, disse durante a assembleia que as tratativas incluem o lançamento de novos carros, inclusive carros híbridos e elétricos. 

    O CEO global da marca, Thomas Schäfer, que esteve no Brasil em julho para tratar destes novos investimentos, disse ao Motor 1 nesta semana que a Volkswagen pode fabricar carros elétricos no Brasil a partir de 2026. Isso representaria a nacionalização da plataforma MEB, uma arquitetura modular dedicada a carros elétricos. 

    Schäfer também confirmou para os próximos anos o lançamento dos primeiros Volkswagen com mecânica híbrida flex, começando pela mecânica híbrida leve 48V (MHEV)l, que já está em teste no Brasil.

    Continua após a publicidade
    Golf R-Line flagrado pelas ruas do Brasil em 2022.
    Golf 8 é usado para testes de mecânica híbrida (Reprodução/Internet)

    Desde 2022 a Volkswagen testa no Brasil o Volkswagen Golf de oitava geração equipado com o motor 1.5 eTSI, híbrido leve e que vem passando pelo processo de transformação em flex para substituir o atual 1.4 TSI.

    Na Europa, a troca pelo motor 1.4 pelo 1.5 TSI mais moderno não implicou em ganho de força, pois manteve os 150 cv e 25,5 kgfm, mas tem turbo de geometria variável e sistema de desativação de cilindros.

    De acordo com a Mobiauto, a Volkswagen ainda poderia avançar para o 1.5 TSI Evo2, apresentado em 2022, e que ainda tem catalisador de três vias e filtro de partículas instalado mais próximo motor. Ele chegaria aos atuais modelos com o motor 1.4 TSI.

    Continua após a publicidade

    Esse mesmo motor será oferecido com sistema híbrido leve de 48V, com um motor-gerador para dar suporte ao motor a combustão e melhorar a recuperação da energia cinética das frenagens. Por ser o passo mais barato rumo à eletrificação, esse sistema também poderá ser oferecido com o motor 1.0 TSI – tornando-se um eTSI. 

    Essa movimentação é motivada pelo Proconve L8, que deixará ainda mais exigente a norma de emissões de motores a combustão a partir de 2025. Carros maiores e mais caros, como T-Cross e Taos, ainda poderão ter versões híbridas plenas (HEV) e híbridas plug-in (PHEV).

    Com esse investimento, a Volkswagen se juntará a fabricantes como Stellantis, GWM, BYD e Renault, que também trabalham para lançar carros híbridos flex no Brasil nos próximos anos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.